Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadora da UFPI desenvolve isotônico à base de cajuína
Início do conteúdo da página

Aula inaugural do Programa de Doutorado em Física da UFPI

Imprimir
Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 14h30

Na manhã desta terça-feira (12), ocorreu a inauguração do Programa de Doutorado em Física da Universidade Federal do Piauí. O auditório "Afonso Sena" do Centro de Ciências da Natureza (CCN) foi o palco de reunião entre estudantes, docentes e membros da comunidade acadêmico-científica da UFPI para celebrar a implementação da nova linha de pesquisa científica. 

Entre os convidados do evento, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, Prof. Dr. Eduardo Girão; o Diretor do Centro de Ciências da Natureza, Prof. Dr. Edmilson Miranda; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. João Xavier; a professora do Curso de Física, Profa. Dra. Gardênia de Sousa; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu,Prof. Dr. Welter Cantanhede; o Diretor Técnico Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Prof. Dr. Albemerc Moura.

doutorado fisica nova foto20190313095459

Membros da banca de inauguração do Doutorado em Física

Na ocasião, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia, agradeceu por mais uma iniciativa para o desenvolvimento da área científica na universidade. “Em 2012, ao assumir a Reitoria, havia 6 cursos de Doutorado. Hoje, já são 17. Conseguimos um grande avanço, apesar das dificuldades, e estou torcendo muito para que tenhamos um cenário mais favorável para a Ciência e Tecnologia no atual cenário”.

DSC 719320190312121411

Público acompanha o evento no auditório Afonso Sena

Os convidados presentes celebraram a consolidação de áreas de pesquisa dos campos de ciência básica da UFPI: Matemática, Química e Física. “Quero parabenizar a todos que fazem parte do Departamento do Curso de Física, todos os estudantes e toda a comunidade acadêmica. Mais uma opção para os egressos da UFPI realizarem um doutorado em Teresina”, destaca o Reitor.

DSC 713320190312121056

Prof. Dr. José Arimatéia Lopes recepciona o público da Aula Inaugural

O Prof. Dr. Edmilson Miranda, Diretor do Centro de Ciências da Natureza, comenta sobre os próximos passos para uma aproximação frente à outras universidades.“Agora o nosso foco é qualificar os cursos, para isso precisamos do apoio, sobretudo em âmbito nacionalGrande parte dos estudantes de Física são de baixa renda. Eles precisam de recursos para o campo da pesquisa”. O diretor do CCN, finaliza reconhecendo a importância do empenho dos alunos para a efetivação da qualidade no âmbito da pesquisa.

O evento também festeja os 40 anos da criação do Curso de Física da Universidade, para tanto, Sérgio RezendeEx-Ministro da Ciência e Tecnologia, ministrou uma palestra para o público presente. “É muito entusiasmante a evolução da UFPI ao longo dos últimos anos. Acompanhei de longe os processos ocorridos. Estou contente para falar neste auditório lotado de pessoas interessadas”.

DSC 718220190312121752

Sérgio Rezende, especialista em Física do Magnetismo, ministra palestra

Os estudantes que tem como objetivo formar uma carreira dentro da Física, se entusiasmam com o Doutorado dentro da UFPI. Janielton Oliveira está no final dagraduação em Física e pretende continuar na academia. “Quero fazer mestrado e, posteriormente, um doutorado aqui. Já faço Iniciação Científica, na área de Física Experimental e pretendo seguir na pós-graduação.Espero que a maioria possa aproveitar a chance de abertura do doutorado”.

120190312122201

Janielton Oliveira, estudante de Física, pretende seguir na pós-graduação

Fim do conteúdo da página