Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Piauí sedia I Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas

Piauí sedia I Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas

Realizou-se na noite da última quinta-feira (04), no Blue Tree Rio Poty Hotel, a solenidade de abertura do I Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas e I Seminário Ibero Americano de P &D de Medicamentos.

O evento, que é uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas/UFPI e dos Cursos de Graduação em Farmácia do Estado do Piauí em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Conselho Regional e Federal de Farmácia, tem como objetivo ampliar o conhecimento científico, por meio de discussões e debates de temas atuais e divulgação dos trabalhos que estão sendo produzidos por novos cientistas no Brasil, e principalmente no Piauí.

Na programação do evento, estão previstos minicursos, palestras, discussões, estudo de casos, dentre outras atividades a serem realizadas até o próximo sábado, dia (06).

A solenidade contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Coordenadora de Área de Ciências Farmacêuticas da CAPES - Brasil; Profª. Dr. Dulcinéia Saes Parra Abdalla; do Superintendente do Hospital Universitário, Prof. Dr. Avelar Alves da Silva; do Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra - Portugal e coordenador internacional do evento, Prof. Dr. Francisco José B. Veiga; do Vice-presidente do evento, Prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas; do Prof. Dr. Livio César Cunha Nunes, representante da Coordenação do curso de Farmácia da UFPI; da Profª. Giselle Zayra da Silva Oliveira; membro da Comissão Científica; e do Farmacêutico José Vilmore Silva Lopes Jr, membro do Grupo de Trabalho para Farmácia Comunitária.

Estiveram também presentes docentes e discentes da Instituição e de demais Instituições de Ensino Superior, produtores, técnicos e pesquisadores da área.

O Reitor da UFPI parabenizou a comissão organizadora do evento, em especial o professor Rivelilson Mendes de Freitas, coordenador geral, que com muito esforço conseguiu reunir um grupo expressivo de pesquisadores da área das ciências farmacêuticas. "Esse é mais um dos grandiosos eventos organizados pelo nosso corpo docente e servidores. É um evento de caráter internacional e certamente será um marco nesse ano em que a UFPI comemora os seus 42 anos", destacou o Reitor.

"A ideia de criação do evento surgiu no Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UFPI, que está no seu terceiro ano, e visa internacionalizar o curso de Farmácia, bem como também, os programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas do Estado do Piauí", enfatizou o Prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas.

Para o Prof. Dr. Francisco José B. Veiga, coordenador internacional do evento, que ministrou a conferência de abertura: Panorama da pesquisa em Ciências Farmacêuticas na Europa, é uma honra inaugurar um evento de tamanha importância aqui em Teresina. "É através de eventos como este e da ampliação de cursos de pós-graduação que as ciências farmacêuticas conseguem progredir", afirmou.