Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura 1º laboratório de geoquímica orgânica do Nordeste no dia 14
Início do conteúdo da página

UFPI inaugura 1º laboratório de geoquímica orgânica do Nordeste no dia 14

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Pesquisar novas fontes de óleo e gás. Este é o principal objetivo do Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGO), que será inaugurado nesta quinta-feira (14), às 9h da manhã, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Trata-se do primeiro laboratório de geoquímica orgânica da Região Nordeste, sendo resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí e o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobrás.

A escolha do Piauí para instalação de um laboratório com a finalidade de realização de estudos em geoquímica orgânica se deu pela estrutura geológica do Estado, formada por terrenos sedimentares constituintes da Bacia Sedimentar do Meio Norte e, ainda, por conta dos recursos humanos existentes na UFPI. O Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e que participa do grupo de pesquisadores que estão viabilizando a implantação no LAGO, explica que "a Universidade Federal do Piauí já possui quatro dissertações de mestrado defendidas sobre o assunto, seus docentes têm publicações relevantes e a Instituição tem se notabilizado pela formação de recursos humanos na área. Tudo isso chamou a atenção dos especialistas da Petrobrás".

O Coordenador do LAGO, Prof. Dr. Sidney Gonçalves de Lima, destaca que, "dentro de seu planejamento, a Petrobrás incluiu as redes temáticas como um mecanismo para alavancar, a um só tempo, a formação, o desenvolvimento científico, a cooperação e a pesquisa, além de atender as demandas mais prementes na exploração do petróleo em nosso país".

Os pesquisadores que atuam no projeto, entre eles os doutores Sidney Gonçalves de Lima, Antônia Maria das Graças Lopes Citó e José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI e coordenador do projeto, destacam que a UFPI já firmou um contrato com a Petrobrás no valor de R$ 3.195.090,00, referente à infra-estrutura do laboratório. "Firmaremos contratos trianuais a serem renovados para que possamos viabilizar as pesquisas no setor", destaca o Coordenador do LAGO, Prof. Dr. Sidney Gonçalves de Lima.

A Profa. Dra. Graça Citó ressaltou que o grupo de pesquisadores já está elaborando um novo projeto que será destinado a pesquisa e desenvolvimento, contemplando a Bacia do Parnaíba. "O grupo será ampliado, envolverá novos pesquisadores, técnicos, alunos de iniciação científica e do curso de mestrado", enumera Citó.

O LAGO possui cerca de 280 m², tendo um laboratório de geoquímica, um laboratório instrumental, um laboratório de síntese orgânica, quatro salas de professores e 2 salas para alunos. Instalado no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI, a unidade desenvolverá estudos de forma integrada com o CENPES (Petrobrás), com a Rede de Geoquímica e com o Grupo de Geoquímica da UNICAMP, liderado pelo Prof. Dr. Francisco Reis.

O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, explica que o LAGO desenvolverá estudos de reservas de óleo biodegradável e, em especial, de rochas sedimentares da Bacia do Parnaíba. "O LAGO sinaliza a importância das pesquisas de nossos docentes na área, um estímulo para a continuidade desses estudos e coloca o Piauí no grupo seleto de Estados que pesquisam na área de geoquímica orgânica", pontua o reitor.

De acordo com o Prof. Dr. Sidney, a instalação do laboratório na UFPI representa uma valiosa oportunidade para a formação de recursos humanos em geoquímca orgânica e captação de investimentos para o Estado do Piauí. "Estamos dando um passo importante para a formação de um polo científico na área", afirmou.

Estarão presentes na inauguração representantes da Petrobrás: o Gerente de P&D de Geociências, Dr. Edson José Milani; o Gerente de Geoquímca, Dr. Mario Duncan Rangel; o Coordenador Geral da Rede de Geoquímca, Dr. Ramsés Capilla e o Interlocutor Técnico do Convênio, Dr. Eugênio Vaz dos Santos Neto.

A Rede de Geoquímica da Petrobrás reúne 27 centros de laboratórios voltados para a geoquímica da exploração do petróleo.

Fim do conteúdo da página