Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI empossa cinco novos servidores
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI vai lançar a Revista EntreRios

Imprimir
Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h38

Capa da Revista EntreRios20180612112442

Nesta quarta-feira (13), será lançada a Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), às 17h30, no Auditório Noé Mendes (CCHL). O lançamento será feito durante a abertura do II Simpósio de Antropologia.

A Revista EntreRios é uma publicação temática, com periodicidade semestral que contribuirá para a divulgação do conhecimento Antropológico e favorecerá o diálogo entre os/as antropólogos/as e profissionais de áreas afins, no Brasil e exterior.

Professora Carmen Lima e Mácia Leila Editoras Chefas da Revista EntreRios20180612112726

Professoras Carmen Lima e Márcia Leila, editoras-chefes da revista

As editoras-chefes da revista, as professoras Carmen Lima e Márcia Leila, destacam que o Número 1 (2018) aborda Etnicidade e Perspectivas Etnográficas, um tema de relevância social e científica para a Antropologia. “O renomado Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA/UFAM) é o autor de “Cowboy Anthropology”: nos limites da autoridade etnográfica, um texto que certamente será muito citado devido às questões tratadas e a consistência teórica de sua reflexão. Igualmente significativas são as contribuições de Johnny Alarcón Puentes (Universidade de Zulia – Venezuela), Luis Abraham Cayón Durán (Universidade de Brasília), Salvador Aquino Centeno (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social - CIESAS, Oaxaca, México) e Renato Monteiro Athias (Universidade Federal de Pernambuco)”, destacam.

Ainda para as editoras, merece evidência no periódico, a entrevista gentilmente concedida pelo norueguês Thomas Hylland Eriksen, da Universidade de Oslo. “Ele é um antropólogo de grande projeção no mundo atual e uma referência para os estudos de etnicidade, o que engrandece a nossa revista. A nossa equipe editorial reúne nomes que evidenciam a escala das relações que estabelecemos. Queremos dialogar com profissionais que atuam no Brasil, mas desejamos também assegurar a internacionalização através da interlocução com antropólogos/as de outros países”, frisam.

Professor Celso de Brito Coordenador do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPI20180612113349

Professor Celso de Brito, coordenador do PPGANT/UFPI

Para o professor Celso de Brito, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, a revista EntreRios representa uma grande conquista para o PPGANT da UFPI. “Através dela potencializamos nossa inserção na comunidade acadêmica nacional e internacional, além de implementar uma ponte significativa entre o conhecimento produzido em nossas pesquisas e a comunidade externa”, salientou.

Acesse a Revista EntreRios.

Confira aqui a programação do II Simpósio de Antropologia.

Fim do conteúdo da página