Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCHL: Conferência irá oferecer formação para estudantes de Letras Francês
Início do conteúdo da página

CCHL: Conferência irá oferecer formação para estudantes de Letras Francês

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

   Sem Título 120180510085954Sem Título 20180510090440

 

Parceria entre o Consulado da França, o Institut Français du Brésil e a Universidade Federal do Piauí​ (UFPI) trarão para o Campus Ministro Petrônio Portella, em  Teresina, a formação pedagógica "Apprendre et enseigner le français avec TV5MONDE".

A atividade ocorre​rá entre os​ dias ​24 e 26 de maio, no Laboratório de Línguas-CCHL, e é voltada para professores graduados em Letras-Francês e estudantes a partir do 4º período do curso.

​A proposta pedagógica utiliza  documentos audiovisuais produzidos pelo célebre canal de televisão TV5MONDE e visa à promoção do contato entre os professores de francês, à sua formação continuada, ao fortalecimento dos fundamentos metodológicos do ensino de francês entre esses profissionais, à qualificação do ensino do idioma no Piauí e ao favorecimento do seu convívio durante o curso de graduação e após a sua conclusão.

O eve​n​to decorre de uma parceria da UFPI com o Consulado da França em Recife, que intermediou o financiamento do evento com o Institut Français du Brésil - antenne de Recife.

​O conferencista

Wellington Junio Costa20180510084504

Professor Wellington Costa (UFS), se licenciou para a aplicação desse curso através do BELC-Été 2017, que ocorre anualmente na cidade francesa de Nantes. É coordenador do curso de Licenciatura em Letras Português-Francês, presidente do colegiado de Francês e professor de Língua Francesa e Estágio Supervisionado de Francês do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Estudos Literários - Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2013), possui graduação em Letras - Licenciatura Português-Francês pela Faculdade de Letras - UFMG (2006) e graduação em Belas Artes - cinema de animação pela Escola de Belas Artes - UFMG (1996). É tradutor e pesquisador da obra de Jean Cocteau e estuda as noções de autorretrato, autobiografia e autoficção e a relação entre as artes (desenho, literatura, cinema...). Foi professor assistente de português na França, professor substituto de francês na Faculdade de Letras da UFMG e professor voluntário da disciplina Francês para o turismo na mesma instituição. Ministrou aulas de francês na Aliança Francesa de Belo Horizonte, onde também atuou como coordenador pedagógico. Tem experiência na área de Letras, Cinema, Artes Plásticas e Moda. 

Para saber mais sobre o ​canal TV5 e sua proposta pedagógica, acesse: enseigner.tv5monde.com

Fim do conteúdo da página