Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Seminário com a presença de Pesquisadoras da UNICAMP

UFPI realiza Seminário com a presença de Pesquisadoras da UNICAMP

Acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Seminário Discurso, mídia, política e cultura: a língua em movimento, que contará com a presença das pesquisadoras Cristiane Pereira Dias e Cidarley Grecco Fernandes Coelho, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O evento ocorre nos dias 10 e 11 de maio e será promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD).

A professora Cristiane Dias ministrará um minicurso de 15 horas, com o título: Análise do discurso digital: colaboratividade, mídias livres e política na sociedade em rede. A pesquisadora pretende dar ênfase à relação memória e circulação, refletindo sobre os efeitos das mídias digitais na produção da memória. Sua abordagem procurará responder às seguintes indagações: Como o discurso digital se textualiza no modo de funcionamento de um aplicativo, rede social ou série de televisão? E num vídeo do YouTube, numa manifestação de rua ou num simples percurso cotidiano?

cristiane.jpg

Pesquisadora e Professora Cristiane Dias

A pesquisadora Cida Grecco, em palestra a ser ministrada no dia 10/05, das 18 às 20h, colocará em discussão alguns dos sentidos em circulação nas redes durante o movimento de ocupação das escolas no estado do Paraná. Será discutida a Análise de Discurso, compreendendo que os sentidos são constituídos, formulados e circulam na relação com a memória discursiva, o interdiscurso, produzindo efeitos de sentidos. Partindo de análises da divulgação de atividades culturais desenvolvidas durante o período de protestos nas escolas ocupadas e circuladas nas redes, o dispositivo teórico e analítico será mobilizado com vistas à reflexão sobre sentidos da linguagem em sua opacidade.

cida.jpg

Pesquisadora e Professora Cida Grecco

Para o Prof. João Benvindo, coordenador do NEPAD, o evento busca colocar em discussão o papel e o poder das mídias digitais na sociedade contemporânea, contribuindo para a formação de professores e alunos de instituições de ensino superior do Piauí, porém, aberto para a participação da sociedade em geral. “Em tempos em que a grande mídia nacional estabelece um pacto em defesa dos interesses de uma minoria privilegiada, as universidades, enquanto espaços de produção e circulação de saberes, e, por conseguinte, de transformação social, não podem ficar de fora desse debate”, afirma o Prof. João Benvindo.

O Seminário terá início a partir das 14h do dia 10/05, no auditório do CCHL e se estenderá até às 18h do dia 11/05. A inscrição custa R$ 10,00 e poderá ser feita através do site do NEPAD: http://nepadufpi.blogspot.com.br/ .