Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VII SEMEX começa hoje (22); foram submetidos mais de 300 trabalhos e inscritos 780 participantes

Sociais02

Serão três dias dedicados a diálogos, oficinas, apresentação de trabalhos, palestra e conferência tendo como norteadoras a extensão e a cultura. A VII edição do Seminário de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e IV Mostra de Comunidades - VII SEMEX, começa nesse dia 22 e segue até 24 de novembro no Cine Teatro, Rosa dos Ventos e salas de aula da UFPI com apresentações culturais e exposição das ações extensionistas desenvolvidas pela Instituição. Nesta edição, foram submetidos 311 trabalhos, sendo aprovados 270, dentre estes, 30 foram selecionados para a apresentação oral e concorrem a premiação dos 9 melhores; os demais serão apresentados na modalidade pôster. Mais de 780 pessoas estão inscritas para o evento. O SEMEX é promovido pela UFPI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão – PREX/UFPI, aberto para todos os docentes, discentes, técnico-administrativos da Universidade que desenvolvem atividades de extensão e para a comunidade em geral.

Segundo a Pró-Reitora da PREX, Profa. Dra. Cleânia de Sales e Silva, o número de inscritos superou as expectativas da organização e é resultado de um trabalho combinado de toda a equipe. “Estamos muito felizes em iniciarmos hoje os trabalhos do VII SEMEX e da IV Mostra de Comunidades. Conseguimos atingir o recorde no que se refere à submissão de trabalhos, à quantidade de inscritos e à participação de discentes, docentes e técnico-administrativos de todos os campi. Tivemos um trabalho bem articulado nos campi a partir da mediação com os assessores de extensão e com toda a equipe da PREX. Estamos bem esperançosos que será um grande evento, quando estaremos socializando, divulgando e mostrando para a sociedade os trabalhos que a comunidade acadêmica da UFPI tem realizado junto a outros segmentos da sociedade, intervindo nas demandas desses segmentos e gerando produção de conhecimento e transformação na vida das comunidades por meio das atividades extensionistas”, destacou.

cleania

Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Extensão, Profa. Dra. Cleânia de Sales e Silva

O VII SEMEX tem como foco central subsidiar discussões sobre o contexto atual em que se encontram as instituições públicas de ensino superior, marcadas por cortes orçamentários que incidirão no conjunto de políticas públicas que constroem as diretrizes do ensino superior e reflexões acerca de como tais situações conjunturais podem produzir novas formas de agenciamento cultural e de ação política, em escalas locais.

“Diante do cenário que nos encontramos atualmente e da dificuldade de captação de recursos, a temática foi pensada na perspectiva de tentar encontrar respostas e soluções para, diante dessa dificuldade, que ações e perspectivas teríamos para mitigarmos essa captação de recursos. Toda a programação, partindo da temática do evento: oficinas, mesas-redondas, diálogos, são pensados nessa perspectiva de encontrar novas maneiras e formas de captar recursos nesse cenário atual”, destacou o Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, da Coordenação Geral do evento.

Professor Marcos Lira

Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira

Confira a programação completa no site do evento