Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI
Início do conteúdo da página

Entregues títulos de Doutor “Honoris Causa” ao médico sanitarista Carlyle Guerra de Macêdo e ao poeta e escritor Salgado Maranhão

Imprimir
Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 14h06

 

image1.jpeg

Solenidade de outorga do título ocorreu no Cine Teatro da UFPI

O médico sanitarista Carlyle Guerra de Macêdo e o poeta e escritor José Salgado Santos (Salgado Maranhão) receberam o título de Doutor "Honoris Causa" da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em solenidade realizada na manhã desta segunda (13), no Cine Teatro da UFPI, presidida pelo Presidente do Conselho Universitário (CONSUN) e Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. A Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, esteve presente na solenidade.

DSC_0617.png

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, conduziu a solenidade de concessão das honrarias aos homenageados

O Reitor destacou a alegria em presidir a solenidade de entrega dos títulos a duas personalidades de destaque. “Dr. Carlyle Guerra na área da medicina, um piauiense que tem levado o nome do estado para todo o mundo, ocupando cargos importantes não apenas no Brasil, mas em instituições internacionais. Ele serve de exemplo a todos os piauienses. O poeta Salgado Maranhão, apesar de não ser piauiense, viveu parte de sua vida aqui em Teresina e é um exemplo para muita gente, ele foi alfabetizado aos 15 anos, isso mostra que quando se tem determinação, vontade e corremos atrás, conseguimos realizar os sonhos e atingir os objetivos. É uma honra entregar a essas personalidades o título de Doutor Honoris Causa que foi concedido de forma plena pelo CONSUN”, declarou.

A concessão do título ao médico sanitarista Dr. Carlyle Guerra de Macêdo foi autorizada pelo CONSUN no dia 19 de setembro de 2017. A concessão é uma prova do reconhecimento da UFPI à relevante atuação internacional, com ênfase na América Latina, em especial no Brasil e no Nordeste, incluindo o Piauí e a UFPI, desenvolvendo programas de políticas de saúde, saneamento e educação, visando à melhoria de qualidade de vida da população. A proposta foi do professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Dr. Plínio da Silva Macêdo.

DSC_0970.png

O Prof. Dr. Plínio da Silva Macêdo, do CCS, foi o proponente da concessão do título ao médico Dr. Carlyle Guerra de Macêdo, Diretor Emérito da OPAS, 

Em sua fala, o professor destacou que o agraciado foi um dos fundadores do curso de Medicina da UFPI e tem uma trajetória brilhante. “Dr. Carlyle Guerra de Macêdo foi diretor da OPAS por três mandatos e fez uma gestão marcante, em que ficou reconhecida sua atuação internacional, pode desenvolver programas de políticas de saúde e melhoria da qualidade de saúde da população da América Latina. Ele foi secretário de saúde do Piauí, e em todos os espaços onde pode ocupar foi com brilhantismo a sua trajetória. É motivo de honra ser autor dessa proposta que foi aprovada pelo CONSUN, título que ele é muito merecedor”, destacou o professor Plínio da Silva Macêdo.

DSC_0837.png

O médico sanitarista Dr. Carlyle Guerra de Macêdo, um dos agracidos com o título de Doutor Honoris Causa da UFPI

O Dr. Carlyle Guerra de Macêdo, em seu pronunciamento, falou da alegria e da honra em receber o título.  “De certa maneira, estou na raiz, na geração dessa Universidade ao ter sido membro da comissão instituidora da Faculdade de Medicina. Além disso, ao longo de minha vida pelo mundo afora tenho tido uma relação muito estreita com as universidades, na tentativa de mobilizar cada vez mais os recursos que elas significam, em benefício das populações mais carentes. Por isso, estar aqui hoje e formalmente me tornar parte dessa Universidade é um júbilo que não tem limites”, frisou.    

O título de Doutor “Honoris Causa” ao poeta, escritor, jornalista, consultor cultural e compositor (letrista) José Salgado Santos (Salgado Maranhão) teve a concessão autorizada pelo CONSUN em 29 de maio de 2017, por proposição do Prof. Dr. José Renato de Araújo Sousa, do Departamento de Fundamentos da Educação. A concessão é prova do reconhecimento da UFPI pela relevante e renomada produção artística, o que consiste num inegável contributo à cultura piauiense e nacional.

 

DSC_1004.png

Prof. Dr. José Renato de Araújo Sousa, do CCE, autor da proposta de concesão do Título a Salgado Maranhão

“A ideia partiu no momento que eu vi a contribuição cultural do Salgado Maranhão aqui para o Piauí. É como se ele fosse um embaixador da cultura, trazendo pessoas mais renomadas em várias áreas e fazendo com que essas pessoas se aproximem do público piauiense, contribuindo com sua obra, palestras e conferências, então, percebi que isso era muito importante com a realização do SALIPI. A outra coisa é a qualidade estética da obra que ganha cada vez mais relevância internacional. Em 2012, ele esteve nos Estados Unidos e visitou mais de 50 universidades dando conferência sobre sua obra, é um feito muito importante para o poeta e para nós, porque enaltece a grandeza da língua portuguesa”, informou o professor José Renato.

DSC_1079.png

Poeta Salgado Maranhão foi homenageado com o Título de Doutor Honoris Causa

Salgado Maranhão começou o seu discurso com poesia. De forma literária, contou a história do menino que nasceu no Maranhão e ganhou o mundo com suas obras. O poeta premiado já esteve em mais de 80 universidades americanas como conferencista. A obra do maranhense é estudada há mais de 20 anos nas melhores e maiores universidades americanas. “Isso é fruto de uma trajetória em que não é fácil, não estava esperando por isso, mas foi acontecendo, minha poesia foi descoberta, ganhei prêmios importantes, como o Jabuti duas vezes, isso tudo soma para que eu possa ser reconhecido pelo mundo acadêmico americano. E uma vez já tendo ido a esses espaços, sendo solicitado por essas universidades, cada vez mais as coisas vão aumentando. Somente eu e o Carlos Drummond temos dois livros traduzidos para o inglês e meus poemas saíram em 45 revistas literárias americanas”, frisou o escritor e poeta.

Familiares, amigos e admiradores dos agraciados assistiram à solenidade que seguiu os ritos protocolares da entrega do título de Doutor “Honoris Causa”.

 

honoris causa

 Solenidade de outorga do título ocorreu no Cine Teatro da UFPI

Fim do conteúdo da página