Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PTIA: A arte não tem idade

PTIA: A arte não tem idade

"O fazer artístico, permite à pessoa idosa expressar seus sentimentos; resgatar o amor próprio; melhorar a concentração, a autonomia e a socialização" (Anônimo). É baseada nessa filosofia que os participantes do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), da Universidade Federal do Piauí, participaram da oficina de Pintura em Tela do PTIA. Os resultados da oficina foram expostos na Galeria do Clube dos Diários na última quarta (12) e nesta quinta-feira (13).

Alunos reunidos com a calaboradora Edileusa Galvão e o professor Osvaldo da Mata

A oficina tem por objetivo despertar nas pessoas que tenham a partir de 50 anos, suas habilidades e potencialidades criadoras, através dos recursos das artes plásticas. "Essa exposição é uma prova de que o envelhecimento não é uma fase negativa da vida, mas de redescobertas", afirma Edileusa Galvão, colaboradora do projeto.

As oficinas são ofertadas duas vezes por ano pelo programa. São realizados encontros semanais, com duração de duas horas, em um ambiente acolhedor e prazeroso, que proporciona momentos de trocas de experiências e aprendizado, exercitando a criatividade como um poderoso instrumento para a sua realização pessoal e inclusão social.

Para o professor da oficina, Osvaldo da Mata, a arte não tem idade. Além disso, os alunos da terceira idade assim como qualquer outro, são capazes de criar, inovar e muitos possuíam o dom da arte adormecido. "A grande maioria deles só precisava de uma oportunidade", avalia.

Há quase cinco anos, Dona Nantilde de Castro, frequenta a oficina e conta que foi a filha que lhe apresentou o projeto. "Minha filha sabia que eu gostava de pintura e me matriculou na oficina". Para o Sr. Edison Rodrigues, único homem de uma turma de treze mulheres, a oficina proporciona bem-estar e alegria. "A arte nos renova, resgata a nossa autoestima. Estou muito satisfeito em ver o resultado do meu trabalho e dos meus colegas", conclui.

Professor Osvaldo da Mata com os alunos Nantilde de Castro e Edison Rodrigues

Sobre o Programa Terceira Idade em Ação (PTIA)

O PTIA é um programa vinculado de extensão da Pró-Reitoria de Extensão, nos moldes de universidade aberta à terceira idade. O programa oferece cursos, disciplinas e outras atividades sobre temáticas das diversas áreas de conhecimento. Tem como eixo básico a educação como alternativa na construção de uma nova cultura para o envelhecimento saudável e participativo na sociedade. Tendo como público-alvo pessoas a partir de 50 anos, potencializa suas atividades nas áreas de promoção de saúde, artístico-cultural, esportiva, lazer e principalmente na reinserção do idoso à sociedade.

As matrículas para o primeiro semestre de 2013 acontecem no período de 19 a 22 de fevereiro, no horário de 8h30 às 11h30, no Departamento de Serviço Social (CCHL). Informações: (86) 3215-5784 /8818-8837/ 8868-9619.

Alunos e suas obras: