Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove primeiro dia do Seminário de Docência Superior

UFPI promove primeiro dia do Seminário de Docência Superior

07.08 Seminario a Docência Superior (10).jpg

Na manhã desta segunda-feira (07), aconteceu no Auditório do Departamento de Química da Universidade Federal doa Piauí (UFPI), a abertura do Seminário de Docência Superior. O evento, que segue até esta terça-feira (08), é direcionado para os docentes recentemente contratados, com a finalidade de levar aos professores ingressantes a compreensão da organização administrativa, acadêmica, regimental e normativa da UFPI, bem como os processos de avaliação institucional. Outra meta é refletir sobre a prática docente e sobre a relação entre planejamento de ensino, avaliação de aprendizagem e inclusão acadêmica na organização e eficácia do trabalho.

Estiveram presentes para compor a mesa de abertura, a Vice-Reitora da UFPI, Nadir Nogueira; a Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico e organizadora do evento, Profa. Dra. Rosa Lina Gomes do Nascimento Pereira da Silva; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação em exercício, Profa. Dra. Mirtes Gonçalves Honório; e o Prof. Dr. Luizir de Oliveira, que ministrou a palestra de abertura com a temática  "A ética no contexto do ensino superior".

DSC_0469.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, deu as boas-vindas a todos os presentes e pontuou a importância do Seminário à Docência Superior, aos docentes ingressantes na UFPI enquanto educadores. “A docência é algo que se constrói, ingressamos aqui profissionais em nossas áreas, se tonar professor é um processo, que envolve ética, didática pedagógica e tempo. A Universidade é centro onde gera, se constrói e dissemina conhecimentos, contamos com vocês para alinharem-se a esta vida acadêmica em nossa Instituição", declarou.

DSC_0460.jpg

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação em exercício, Profa. Dra. Mirtes Gonçalves Honório, o docente que atua na educação superior necessita além de conhecimentos específicos na área em que assume, de habilidades pedagógicas que tornam o processo de aprendizagem eficaz ."Esse curso tem como objetivo discutir sobre a docência superior focalizando peculiaridades, saberes e desenvolvimento profissional, assim refletindo sobre a prática docente com a finalidade de adquirir autonomia didática pedagógica que habilite para o exercício competente da atividade de lecionar na Universidade e sobre a relação de planejamento de ensino, avaliação da aprendizagem e inclusão acadêmica na organização e eficácia do trabalho docente", proferiu.

07.08 Seminario a Docência Superior (118).jpg

A Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico e organizadora do evento, Profa. Dra. Rosa Lina Gomes do Nascimento Pereira da Silva, falou da importância do seminário." É importante realizarmos um momento como esse para a reflexão principalmente na prática docente. Sabemos que alguns professores não tiveram a formação pedagógica, então é o momento de se tomar conhecimento de algumas ações dentro da Instituição. Nesse seminário também explicamos várias ações da UFPI, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, a questão dos direitos e deveres, e discutiremos temas como planejamento, práticas no sentindo de trabalhar a avaliação e, principalmente, levando em conta a inclusão", explicou.

07.08 Seminario a Docência Superior (144).jpg

Profa. Dra. Virla Risane Carvalho, docente ingressante na UFPI, participou da abertura do evento

Para a participante do seminário, Profa. Dra. Virla Risane Carvalho, docente ingressante na UFPI com atuação em Pedagogia, comenta sobre a expectativa do ingresso na Instituição. “Sou do Ceará, atuo na docência há 15 anos, e agora tenho a oportunidade de estar fazendo parte do corpo efetivo desta Universidade, onde estarei para contribuir”, relatou.

DSC_0477.jpg

Professores ingressantes durante o Seminário de Docência Superior

O Seminário de Docência Superior é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e pela Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP). A realização da atividade atende à Resolução nº 039/08 do Consun, que determina ao docente ingressante na Instituição participar de um Seminário de Docência Superior, em que sejam abordados aspectos de atualização pedagógica e da organização administrativa da Universidade.

Confira a programação do seminário aqui.