Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI é eleito 1º Vice-Presidente da ANDIFES

Reitor da UFPI é eleito 1º Vice-Presidente da ANDIFES

WhatsApp Image 2017 07 28 at 12.32.43

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, acaba de ser eleito 1º Vice-Presidente da ANDIFES na chapa encabeçada pelo Reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel  Zagury Tourinho. A Andifes é a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e foi criada em 23 de maio de 1989. É a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. Nas universidades federais estudam cerca de um milhão de alunos de graduação e de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas.

reitorandifes1

Da esquerda para direita: UFRGS, UFMT, UFPI, UFPA da nova diretoria, UFRN, UFGO, UNIFAL da diretoria que terminou o mandato e o Sec Executivo da ANDIFES

A chapa “A”, composta pelo Presidente: Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA); 1° Vice-Presidente: José Arimatéia Dantas Lopes (UFPI); 2° Vice-Presidente: José Roberto Soares Scolforo (UFLA); 1° Suplente: Rui Vicente Oppermann (UFRGS); 2° Suplente: Myrian Thereza de Moura Serra (UFMT), trouxe como algumas propostas a defesa firme do sistema de universidades públicas federais, de sua autonomia e de sua capacidade de responder às demandas da sociedade; a parceria com universidades públicas estaduais, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, com uma interação efetiva; e o diálogo com entidades parceiras no meio acadêmico, científico e na sociedade, comprometidas com a educação pública, gratuita e de qualidade; e a construção, em conjunto com essas entidades. Confira a carta na íntegra.

José Arimatéia Dantas Lopes atualmente também é presidente do Grupo Coimbra de Universidades. O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 77 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.