Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Restaurante Universitário realiza cadastro de vegetarianos

Restaurante Universitário realiza cadastro de vegetarianos

WhatsApp Image 2017 06 05 at 09.47.31

A Universidade Federal do Piauí -  UFPI, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), inicia nesta segunda-feira (05) e segue até o dia 14 de junho, o cadastramento de pessoas que utilizam os serviços vegetarianos.

Para realizar o cadastro os usuários devem se dirigir às unidades localizadas nos centros de Ciências da Natureza (RU1/Central), da Educação (RU2/Rosa dos Ventos) e Agrárias (RU3/CCA), nos seguintes horários: 09:00 às 18:00hs (RU1); 10:30 às 14:00 e 17:00 às 18:30hs (RU2) e 10:30 às 14:00 e 17:00 às 18:30hs (RU3). Para que o cadastro seja realizado, a comunidade acadêmica deve levar no ato do cadastro, a cópia do comprovante de matrícula e uma foto 3X4.

“O objetivo do cadastramento é identificar a real demanda de usuários vegetarianos para planejarmos melhor a produção da refeição que é feita especificamente para eles. Além disso, diminuir as dificuldades na distribuição da refeição, pois muitas pessoas que utilizam os restaurantes solicitam, em alguns dias, a comida do vegetariano e isso causa problema, pois se o prato vegetariano for consumido pelos “vegetarianos de ocasião”, faltará para os verdadeiros vegetarianos. Então, o principal objetivo do cadastro é tentarmos resolver este impasse que estamos enfrentando na distribuição da refeição do vegetariano", explica a coordenadora geral dos RUs da UFPI, nutricionista Jaudimar Vieira.

As três unidades do Restaurante Universitário do Campus Senador Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, distribuem cerca de seis mil refeições por dia, que são servidas à comunidade universitária. Refeições estas compostas por arroz, feijão, um tipo de carne, salada, farofa, sobremesa e refresco. Para os vegetarianos, a carne é substituída por uma preparação à base de Proteína Vegetal Texturizadal (PVT).

De acordo com Jaudimar Vieira, os restaurantes funcionam no sistema de restaurante popular com variações diárias de cardápios, elaborados por nutricionistas, a partir de critérios que atendam aos requisitos de uma dieta equilibrada (uma prepração proteica, guarnição, saladas e frutas).

“Nós gostaríamos que a comunidade acadêmica entendesse que no Restaurante Universitário nós não trabalhamos com opção de cardápio. Nosso padrão de cardápio é simples, com características de restaurante popular. Reiteramos que nos RUs, em uma mesma unidade, não oferecemos duas opções de cardápio. Em alguns dias, oferecemos cardápios diferentes nas unidades de Teresina. Neste caso, o usuário pode escolher a unidade a frequentar conforme o cardápio da sua preferência. Entretanto, os usuários em geral, não podem optar pelo prato vegetariano”, enfatiza Jaudimar Vieira.

As refeições são planejadas e acompanhadas por nutricionistas que buscam ofertar uma alimentação saudável e saborosa. Atualmente, atuam nos Rus do campus de Teresina cerca de 100 pessoas, entre técnico-administrativos, terceirizados e estudantes em atividade acadêmica.

Os estudantes UFPI, beneficiários do Programa Bolsa Alimentação e dos Colégios Técnicos têm direito à refeição gratuita; para os demais estudantes, a refeição custa R$ 0,80 centavos; servidores - R$ 1,25; visitantes, mediante autorização da administração dos RUs, pagam R$ 3,00. Para ter acesso ao RU, o usuário precisa comprovar vínculo com a Instituição e portar o ticket.

No último registro feito pela coordenação dos Restaurantes, constatou-se cerca de 100 vegetarianos que frequentavam os três RU’s em Teresina. “Com o novo cadastramento analisaremos se o número de usuários que não come carne ou nada de origem animal aumentou ou continua o mesmo", finaliza, a coordenadora.