Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docentes e discentes da UFPI são premiados em evento internacional sobre Biotecnologia Medicinal
Início do conteúdo da página

Docentes e discentes da UFPI são premiados em evento internacional sobre Biotecnologia Medicinal

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

nppm

Prof. Dr. Fernando Aécio e Prof. Dr. Daniel Arcanjo, do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais (NPPM/UFPI).

Docentes e discentes do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais (NPPM) e Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (BIOTEC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tiveram pesquisas premiadas no II Encontro em Biotecnologia Medicinal, organizado pela Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e pela Sociedade Biotecnologia Portuguesa que aconteceu no dia 19 de maio de 2017, em Porto. 

O primeiro lugar foi dado ao trabalho que se iniciou como dissertação de mestrado do discente Douglas Lima (NPPM/CCS/UFPI), onde demonstra a aplicação de nanopartículas envolvendo quitosana contra Leishmaniose cutânea. A parte biológica foi coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Aécio em parceria com o Prof. Dr. Daniel Arcanjo do mesmo departamento. O trabalho de caráter multidisciplinar e internacional, foi apresentado no evento pela doutoranda Alexandra Plácido do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) que participou dos dois trabalhos que foram premiados sobretudo devido a experimentos de ATR-FTIR realizados no Porto, Portugal. Na altura dos experimentos (2015) a mesma estava em um projeto coordenado pela sua orientadora Cristina Delerue-Matos (ISEP) (GMOSensor) que envolvia muitos deslocamentos entre Brasil, Portugal e Espanha. Este projeto ainda contou com colaborações da Universidade Católica Portuguesa e uma investigadora da Universidade de Santiago de Compostela, ressaltando a internacionalização destes grupos de pesquisa. 

A parceria entre o Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais (NPPM) e o Biotec (Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia, UFPI) rendeu ainda mais uma premiação no II Encontro em Biotecnologia Medicinal. Uma menção honrosa também com nanobiotecnologia envolvendo a goma do cajueiro, um polímero regional e cobre com atividade tumoral e baixa toxicidade. O trabalho fez parte de um pós-doutorado da Adriany Amorim (Biotec) que estava ligada a um projeto internacional PVE-CNPq coordenado pelos Prof. Dr. José Roberto Leite (RENORBIO) e Professor Peter Eaton (Universidade do Porto). O trabalho foi apresentado no evento pelo Dr. Joílson Ramos (PNPD UFPI) que está no momento em missão no ISEP. Novamente o NPPM teve participação crucial na questão da citotoxicidade e biossegurança coordenados pelos docentes Fernando Aécio e Daniel Arcanjo. 

O coordenador dos dois trabalhos que foram premiados, Prof. Dr. José Roberto Leite, destaca a importância da mobilidade estudantil para a efetivação do processo de internacionalização. “Os projetos envolvendo mobilidades de alunos de pós-graduação são peças chaves para o sucesso da internacionalização, nos dias de hoje e impossível pensar formação de recursos de humanos de alta qualidade técnica sem internacionalização, da mesma forma que o mundo está globalizado o conhecimento se encontra muito diluído em várias instituições pelo mundo, a vivencia de nossos alunos em centros de excelência é

fundamental para o avanço da Ciência & Tecnologia no Brasil, são investimentos de longo prazo”, comenta.

graq

Participantes premiados no II Encontro em Biotecnologia Medicinal.

O Biotec (UFPI), hoje coordenado pela Prof.ª Dr.ª Durcilene Silva, possui experiência na execução de projetos internacionais. Pesquisas financiadas por agências internacionais tem sido continuamente executada em parcerias com a Universidade do Porto (UP, Portugal), o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP, Portugal), e outras instituições. Um exemplo foi GMOSensor ligada ao Programa Europeu FP7 Marie Curie Grant. Ainda em rede e envolvendo ainda intercâmbio de pesquisadores entre as instituições nas modalidades Pesquisador Visitante Especial (PVE-CNPq) e modalidade Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES), como por exemplo Aarhus Universitet (Dinamarca) e Bruker BioSpin (Alemanha), tem sido realizadas, muitas delas em parceria com o NPPM sobretudo na área de Leishmaniose, Citotoxicidade e Reatividade Vascular sob a coordenação dos Professores Fernando Aécio e Daniel Arcanjo (CCS/UFPI) tendo gerando publicações em periódicos de alto impacto e presença marcante em congressos internacionais.

Os trabalhos apresentados foram:

Primeiro lugar:        

Chitosan-based silver nanoparticles: antimicrobial and antileishmanial activity without cytotoxicity to mammalian cells. Alexandra Plácido, Douglas S. Lima, Beatriz Gullon, Alejandra Cardelle-Cobas, Lucas M. Brito, Klinger A.F. Rodrigues, Patrick V. Quelemes, Joilson Ramos-Jesus, Daniel D.R. Arcanjo, Krystallenia Batziou, Pedro Quaresma, Peter Eaton, Cristina Delerue-Matos, Fernando A.A. Carvalho, Durcilene Alves da Silva, Manuela Pintado and José Roberto S.A. Leite.

Menção Honrosa:

Copper nanoparticles stabilized with cashew gum, chemical properties and biological application Adriany das Graças Nascimento Amorim1, Silvania Siqueira Nogueira1, Joílson Ramos-Jesus, Alyne Rodrigues de Araújo, Alexandra Plácido, Maria de Souza Brito Neta, Ana Carolina Mafud, Michel Muálem de Moraes Alves, Fernando Aécio de Amorim Carvalho, Daniel Dias Rufino Arcanjo, Sacha Braun, Cristina Delerue-Matos, Yvonne Primerano Mascarenhas, Durcilene Alves da Silva, Peter Jonathan Eaton, José Roberto de Souza de Almeida Leite.

 

Fim do conteúdo da página