Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Congresso de Educação Física movimenta o Setor de Esportes da UFPI

Congresso de Educação Física movimenta o Setor de Esportes da UFPI

DSC01598.JPG

Com uma programação extensa, recheada de cursos e workshops e com a presença de aproximadamente 800 participantes, começou na manhã desta quinta-feira (27), no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí-UFPI, o XII Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – Delegacia Regional Piauí.

DSC01574

Durante esta manhã acontecem seis cursos, sendo eles Dança na Escola: do ideal para o Real, ministrado pelo prof. Marcelo Granjeiro; Personal Training, prof. Paulo Eduardo Carnaval; Atletismo na Escola e Locais Alternativos, prof. José Onaldo; Natação: da aprendizagem ao condicionamento, prof. Mackleianny da Silva e Emerson Abrãao; Recursos Ergogênicos para Academia, prof. Sônia Bordin e Precisão de Exercício Físico Baseado na Avaliação Física, com o professor Aureliano Machado.

O prof. dr. Eduardo Carnaval, que ministra curso sobre personal training, fala da importância do professor conhecer seu aluno e fazer inicialmente uma avaliação da sua composição corporal, calculando sua massa gorda e sua massa magra e a partir disso montar seu treino de acordo com suas necessidades e objetivos. “O peso ideal é o peso ótimo na qual uma pessoa possa ter o seu rendimento máximo em qualquer atividade”, explicou Carnaval.

Já a professora Sônia Bordin, que fala sobre ergogênicos para academia, explicou para os alunos a necessidade de suplementação para atletas. “Atletas de alto rendimento, que treinam de 6 a 8 horas por dia precisam fazer suplementação alimentar, pois eles não conseguem apenas com alimentos, suprir as necessidades do corpo para se nutrirem e para terem uma performance de alto rendimento”, disse Bordin.

DSC01635.JPG

Na aula de natação, os professores Mackleianny e Emerson passearam por técnicas para iniciação a natação em bebês e crianças, destacando a importância do universo lúdico durante as aulas. “É importante cantarmos músicas, fazermos a interação entre o bebê e os pais ou condutores da aula, para que a criança se sinta confortável e à vontade para interagir com a piscina, portanto, é importante criar essa atmosférica lúdica para conseguirmos entrar no mundo do bebê”, disse Mackleianny.

DSC01651.JPG

À tarde a programação segue com mais seis cursos, com assuntos muito pertinentes e interessantes como Obesidade, Exercício e Emagrecimento; Mixturado: onde a única regra é sentir a música; Metodologia da Musculação, entre outros. E à noite, a partir das 18h, acontece a Mostra de Dança, que é um evento dentro do congresso, que chega ao seu terceiro ano consecutivo, com o objetivo de valorizar e apresentar os trabalhos de dança de toda população universitária e profissionais de Educação Física, que vivenciam a Dança na Escola ou na Universidade/Faculdade. Entre os estilos permitidos estão jazz, sapateado, danças de rua, balé de repertório, clássico livre, danças populares, danças urbanas, folclóricas, entre outros. Podem ser apresentações individuais, duo, trio e conjuntos. Cada apresentação dura entre três e oito minutos. Nos anos anteriores, o público lotou o ginásio para assistir às apresentações.

O evento é coordenado pela professora e delegada da FIEP no Piauí, Leonor Palha Dias Araújo e encerra suas atividades no sábado (29) com apresentação de trabalhos científicos.  O congresso é voltado para educadores físicos, profissionais de fisioterapia, educação, turismo e demais áreas afins, além de profissionais liberais de áreas como música e dança.