Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Simpósio Piauiense de Geografia acontecerá no IFPI de Pedro II

II Simpósio Piauiense de Geografia acontecerá no IFPI de Pedro II

16388015.oficial

O evento ocorrerá de 17 a 20 de maio de 2017 tendo como tema “O espaço geográfico brasileiro e sua complexidade: olhares para a crise social e ambiental da atualidade”

Compreender a crise social e ambiental do espaço geográfico brasileiro atual tem se tornado um dos maiores desafios para geógrafos e profissionais de áreas afins, sobretudo diante da velocidade dos acontecimentos. Neste sentido, buscando compreender a conjuntura brasileira atual, bem como ampliar a produção e difusão do conhecimento geográfico piauiense, através do desenvolvimento e fortalecimento de estudos, pesquisas e trabalhos voltados à Geografia e áreas afins, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), da cidade de Pedro II, sediará o I Simpósio Piauiense de Geografia, entre os dias 17 a 20 de maio, com presença confirmada de professores/pesquisadores renomados de diferentes universidades e institutos federais do país.

O evento é uma realização do programa de Pós-graduação em Geopolítica e Relações Internacionais (IFPI-Pedro II), tendo como público-alvo estudantes de graduação, cursos técnicos e pós-graduação em Geografia e áreas afins, professores e pesquisadores, gestores públicos e representantes de organizações da Sociedade Civil. “Entendemos que, apesar da relevância de estudos geográficos na difusão do conhecimento no âmbito da pesquisa, ensino e extensão no estado do Piauí, poucos têm sido os encontros realizados no estado nesta área, constituindo-se num fator preocupante para o desenvolvimento e difusão do conhecimento. Neste prisma, a realização do evento, constitui-se em uma alternativa para minimizar o problema, pois além de fortalecer o desenvolvimento de estudos, pesquisas e trabalhos voltados à Geografia e áreas afins nas escalas local, regional e estadual, propiciará uma maior articulação interinstitucional do Instituto Federal do Piauí (IFPI), com universidades, empresas e a sociedade piauiense e brasileira”, ressaltou o coordenador do programa e idealizador do evento Dr. Francisco Denílson Santos de Lima.

O Simpósio Piauiense de Geografia contará palestras, minicursos, atividades culturais, apresentação de trabalhos nas modalidades oral e em banner e rodas de diálogos, além do “Encontro de professores de Geografia do estado do Piauí”, que será realizado visando propiciar o debate e a troca de experiências de professores da área da Geografia e de disciplinas afins na busca da compreensão e superação de dificuldades encontradas em sala de aula. As informações e orientações para efetivação de inscrição e submissão de trabalhos podem ser encontradas na página do evento, no endereço eletrônico: http://simposiopiauiensedegeografia.blogspot.com.br/ e através do telefone: (086) 99824-3132.

Confira a lista de palestras e minicursos que serão ofertados no evento:

PALESTRAS

1. O papel da Geografia na compreensão da sociedade brasileira atual

Dr. Paulo Sérgio Cunha Farias (UFCG)

2. Nas geografias da violência: Olhares à luz da crise social e política no espaço geográfico brasileiro

Dr. Alcindo José de Sá (UFPE)

3. Crise social e ambiental no Brasil: Perspectivas a partir de políticas neoliberais

Dr. Cláudio Jorge Moura de Castilho (UFPE)

4. O rural tradicional e o “novo” rural brasileiro como produto e produtor das desigualdades

espaciais do Brasil contemporâneo

Msc. Cintya Dantas Flores (UFBA)

5. Ocupações em escolas e universidades: Análise das territorialidades estudantis na busca da cidadania brasileira.

Dr. João Rodrigues Pinto (PUC-Minas)

6. Planejamento territorial e ambiental no Brasil

Dr. Antônio Cardoso Façanha (UFPI)

7. Ensino, pesquisa e extensão: Olhares vivências a partir do espaço geográfico piauiense