Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cemitério Cadelinha Sasha do HVU da UFPI oferece serviços desde 2009

Cemitério Cadelinha Sasha do HVU da UFPI oferece serviços desde 2009

cem.jpg

Cemitério "cadelinha Sasha" inaugurado em 2009 pelo HVU da UFPI

As pessoas têm cada vez mais afeto por seus animais de estimação e isso faz com que acabem se tornando membros da família, foi pensando nessa afeição que a direção do Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí (HVU/UFPI) inaugurou em 2009, o cemitério de animais “Cadelinha Sasha”, o único cemitério público da América Latina voltado exclusivamente para enterro de animais de pequeno porte.

O cemitério que ocupa uma área de 1.000 m² localizado na UFPI e recebeu esse nome em homenagem ao primeiro animal sepultado no local, a cadelinha Sasha, paciente do HVU que faleceu por causa da cinomose, uma doença contagiosa causada pelo vírus CDV.

cemiterio.jpg

O cemitério ocupa uma área de 1.000 m² dentro do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina

A jornalista Elizâgela Carvalho foi umas das primeiras pessoas a sepultar seu animal de estimação no cemitério do HVU. “ O Bubu, era um cachorro da raça pitbull que conviveu comigo por 12 anos. Ele estava em tratamento no Hospital Veterinário por conta da Leishmaniose, mas o estado de saúde dele estava grave e tive que optar pela eutanásia. Na época o cemitério estava inaugurando e eu e meu marido decidimos enterrar ele no Cadelinha Sasha. Contudo, tivemos uma sensação que o Bubu foi enterrado dignamente, já que tínhamos um carinho por ele”, concluiu.

Prof. Dr. Napoleão Martins Argolo, Chefe de Clínica Médica do HVU

O Chefe de Clínica Médica do HVU, o Prof. Dr. Napoleão Martins Argolo fala como surgiu a proposta da criação do cemitério Cadelinha Sasha. “O cemitério surgiu de uma ideia do Diretor do HVU da UFPI, o Prof. Dr. João Macedo, que está na direção há 13 anos. Ele percebeu a necessidade de ter um local para procedimentos finais aos cadáveres dos pacientes que morrem no nosso hospital, pois em Teresina não tinha crematório e cemitério que atendessem a esse serviço para animais. Os corpos eram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonozes da região, que atende às medidas sanitárias para dar finalidade aos cadáveres, porém não é o destino que os donos que têm o animal como membro da sua família desejam” explicou.

Napoleão Martins Argolo também explicou o favorecimento do cemitério para o meio ambiente e para outros animais.“ Uma das vantagens do cemitério para animais é o beneficio sanitário, pois com a cremação e o enterro do paciente, consequentemente diminui a contaminação ao meio ambiente, porque o Cadelinha Sasha foi construído mediante a estudos geológicos e ambientais. Então, o risco de contaminação de leitos até mesmo de outros animais é minimizada à porcentagens baixas”, completou.

O Cemitério cadelinha Sasha oferece serviços de cremação e sepultamento para animais, contudo, no caso de enterro, o dono tem a opção de caixões, material de alvenaria, como placas e lapides. Entretanto, é cobrada uma taxa para os procedimentos que o HVU fornece. A procura pelo serviço do cemitério cresceu em 35% nos últimos 3 anos.