Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro de professor da UFPI conquista Prêmio Jabuti

Livro de professor da UFPI conquista Prêmio Jabuti

O livro 'Ritmo espontâneo: organicismo em raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda', do professor da UFPI, João Kennedy Eugênio, conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas. Produzido pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), o livro é a primeira obra da instituição a conquistar o Jabuti, o mais tradicional prêmio de livros do Brasil.

A obra, que ficou em segundo lugar entre três premiadas, consiste na tese de doutorado do professor João Kennedy e trata-se de um estudo sobre os trabalhos do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, que no contexto da "História Geral da Civilização Brasileira", publicou, em 1972, "Do Império à República". Tal texto, a princípio, fora concebido como um simples artigo para a coletânea, mas com o decurso da pesquisa, acabou por ser ampliado num volume independente.

O Prêmio Jabuti, que contempla 29 categorias, se diferencia por avaliar não somente os escritores, mas a qualidade do trabalho e sua apresentação. Para o diretor da EDUFPI, Ricardo Alaggio, conquistar o prêmio representa um ganho não somente para o professor e editora, mas para toda a universidade.

"Foi a primeira vez que concorremos ao prêmio e já conquistamos o segundo lugar na categoria mais concorrida. É uma satisfação imensa, pois mostra a crescente importância da pesquisa e como a UFPI tem disseminado os conhecimentos produzidos aqui", afirma Ricardo.

A cerimônia de premiação acontece dia 28 de novembro na Sala São Paulo. Para receber a estatueta, subirão ao palco o autor premiado juntamente com um representante de sua editora.

Obras da EDUFPI

O livro do professor Kennedy está entre as mais 400 obras já registradas pela EDUFPI na Biblioteca Nacional. "Além da alegria pelo prêmio, a satisfação é também pelo aumento da quantidade e qualidade dos nossos livros", ressalta Ricardo Alaggio.

Confira a lista dos livros premiados.