Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra do Professor Nélio Bizzo da USP: Evolução em Cinco Dimensões

Palestra do Professor Nélio Bizzo da USP: Evolução em Cinco Dimensões

Bizzo 12 JAN 2017 vf1

Nesta quinta-feira (12) acontecerá no  Museu de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a partir das 18hs, a palestra “Evolução em Cinco Dimensões". O evento será ministrado pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, Dr. Nelio Bizzo, um dos grandes nomes da Ciência e Metodologia do Ensino de Biologia no cenário nacional e internacional. Os participantes receberão declaração de participação que contará como Atividade Complementar.

Sobre Dr. Nelio Bizzo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi aluno bolsista de pós-graduação da Liverpool University (1990-1) e realizou estágio na Leeds University (1992-3), com bolsa de pós-doutoramento da CAPES/MEC. Foi aprovado no concurso de Livre Docência em Metodologia de Ensino de Ciências (1994) e no concurso de Professor Titular de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (2000). Foi Visiting Professor da Università Degli Studi di Verona (2010-1) e da Università Degli Studi di Padova (2014-5).

É professor titular (MS6) de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua na graduação e na pós-graduação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, nomeado Secretário de Educação de São Paulo (2003), eleito vice-diretor da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), em exercício da direção entre dez/2005 e abr/2006, quando implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação `a Docência (DOE 11/Mar/2006), que se tornou referência para o programa nacional (PIBID) implementado quase dois anos depois (DOU 13/Dez/2007). Foi selecionado como perito do Painel Internacional de Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services - IPBES, 2014-8), órgão ligado à ONU, e é coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história da ciência aplicada ao ensino de ciências, ensino de evolução, e metodologia de ensino da ciência. É Bolsista IA do CNPq (2016-2021).