Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XXV Seminário de Iniciação Científica encerra com premiações de trabalhos

XXV Seminário de Iniciação Científica encerra com premiações de trabalhos

Mesa do Encerramento do XXV Seminário de Iniciação Cientifica

Nesta tarde de sexta-feira (11), encerrou o XXV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no auditório do Centro de Tecnologia (CT). Durante o evento aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2016.

O Seminário foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), por meio da Coordenadoria de Pesquisa (CPES), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contou com nove premiações de trabalhos apresentados por alunos.

O Seminário de Iniciação Científica da UFPI teve como intuito estimular o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, assim como expor os resultados obtidos na produção científica.

Durante o evento estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; a coordenadora de pesquisa e coordenadora do evento, Prof.ª Drª. Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Prof.Dr Adeilton Ferreira Maciel, membro do Comitê externo e a Profa. Dra. Maria Rejeane Araújo Soares, membro do comitê interno.

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes falou da importância do incentivo à pesquisa. “Nós evoluímos, pois a UFPI apoia o incentivo à iniciação cientifica e à educação. E não tivemos nenhum corte da bolsa PIBIc, apesar das dificuldades estamos honrando  o apoio à pesquisa “, concluiu.

Segundo a coordenadora de pesquisa e coordenadora do evento, Prof.ª  Drª. Jaíra Maria Alcobaça Gomes é importante a pesquisa para a universidade e a sociedade. “A UFPI está fazendo um trabalho de dedicação ao conhecimento, assim contribuindo com soluções para questões de problemas locais, regionais e nacionais”, frisou.

Prof. Dr. Pedro Vilarinho

O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho agradeceu por participar pela quarta vez do evento. “Estamos conseguindo melhorar o evento e a qualidade dos trabalhos e isso para nós é importante, pois mostra que a UFPI está no caminho certo na área da ciência e da iniciação cientifica”, finalizou.

Para o Prof. Dr. Adeilton Ferreira Maciel, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro do comitê externo é notável o avanço da UFPI na área da pesquisa “Nós vemos como a UFPI tem melhorado na área da pesquisa e a universidade está mostrando uma evolução nesse aspecto. Fico muito grato com a quantidade de trabalhos e isso mostra que a socialização do conhecimento é o caminho certo para o desenvolvimento”, concluiu.

Na oportunidade o autor Prof. Dr Jesus Rodrigues Lemos fez o lançamento do seu livro " Botânica na escola".

Área: Ciências da Vida

1º lugar

Titulo: AVALIAÇÃO DO EFEITO FARMACOLOGICO DE HYPTIS SUAVEOLENS (L) POIT (LAMIACEAE) SOBRE O TERCEIRO ESTADIO LARVAL (L3) DE COCHLIOMYIA HOMINIVORAX MUSCA DOMESTICA.

Discente: Raylson Pereira de Oliveira.

2º Lugar

Titulo: CÁRIE DENTÁRIA EM GÊMEOS MONO E DIZIGÓTICOS.

Discente: Karielly Dias Carvalho.

3º Lugar

Titulo: CONHECIMENTO DOS QUINTAIS AGROFLORESTAIS NA COMUNIDADE FRANCO, COCAL – PIAUÍ

Discente: Jorge Izaquiel Alves de Siqueira.

Área: Ciência humanas e sociais, letras e artes

1º lugar

Título: MAPEAMENTO DAS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTY (Ceará)

Discente: Karoline Veloso Ribeiro (Discente ICV.)

2º lugar

Título: O ENSINO SUPERIOR DE PARNAIBA PELO PERFIL DE JOVENS RURAIS E PESCADORES DAS AREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CMRV/UFPI

Discente: Jullyane Frazão Santana (Discente ICV).

3º lugar

Titulo: IDEIAS LINGUISTICAS DE HERBERT PARENTES FORTES EM “A QUESTÃO DA LINGUA BRASILEIRA” : UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO

Discente: Raimunda da Conceição Silva.

Área: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

1º lugar

Título: Segmentação e Classificação de Células Leucêmicas em Imagens Microscópicas de Sangue.

Discente: Luis Henrique Silva Vogado. (Bolsista PIBIC/UFPI).

Orientador: Rodrigo de Melo Souza Veras (Orientador Departamento de Computação).

2º lugar

Título: Avaliação do Método de Extração de Proteínas em Sementes de Feijão- CAUPI Empregando Metodologia de Superfície Resposta e Planejamento Fatorial.

Discente: Francislene Machado Silva Braga ( ICV)

Orientadora: Hebert de Sousa Barbosa (Orientador Departamento de Química).

3º lugar

Título: Patogenicidade de Macrophomia Phaseolina em Feijão-Fava.

Discente: Lorenna Leal Pires (ICV)

Orientador: José Evando Aguiar Beserra Jr. (Orientador Departamento de Fitotecnia).

Confira mais fotos

:DSC_0030.JPG