Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > FADEX estuda parceria com SUPARC
Início do conteúdo da página

Pesquisa de residente do Programa de Residência em Anestesiologia Veterinária/UFPI é publicada por editora internacional

Imprimir
Publicado: Sexta, 04 de Março de 2016, 09h23

A residente do Programa de Residência em Anestesiologia Veterinária do Hospital Veterinário (HVU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Catarina Rafaela Alves da Silva, teve sua dissertação de mestrado transformada em livro e divulgada pela editora alemã OmniScriptum GmbH & Co. KG.

A pesquisa que teve os Professores Doutores Amilton Paulo Raposo Costa e Francisco Lima Sila, como orientador ecoorientador, respectivamente, resultou na obra intitulada “Métodos de aferição de pressão arterial em cães”, e traz uma comparação dos métodos de aferição de pressão arterial: doppler vascular, oscilométrico e o método invasivo por cateterização da artéria em cão, demonstrando as controvérsias existentes em cada um e apontando qual melhor método de aferição de pressão arterial em cães para ser utilizado pelo clínico veterinário.

capadolivroveterinaria

Capa do livro “Métodos de aferição de pressão arterial em cães”

“O livro apresenta um trabalho pioneiro no Estado sobre a aferição da pressão arterial em cães, com uma comparação dos três principais métodos utilizados. Durante a pesquisa foram comparados os métodos doppler vascular e o oscilométrico como o método invasivo, considerado o padrão. Constatou-se que os três métodos são eficientes, o que vai diferenciar um do outro é o treinamento do operador, ou seja, o nível de conhecimento de cada método da pessoa que está operando aquele aparelho. O trabalho contribui de certa forma para que os clínicos veterinários despertem para a importância da verificação da pressão arterial e passem a aplicá-la na rotina. Isso ainda não acontece, até porque os aparelhos utilizados são bastante onerosos, mas já existe um outro mais acessível, pois o mercado da veterinária está se ampliando”, explica a pesquisadora Catarina Rafaela.

catarinarafaela

Médica Veterinária Catarina Rafaela, autora do livro

A obra é, portanto, uma literatura científica que tem o intuito de elucidar informações sobre a temática, explicando como cada método de aferição deve ser trabalhado adequadamente, para que assim, passem a ser utilizados na rotina da clínica médica de pequenos animais.

Segundo a autora, a publicação foi bem gratificante. “Nós já ficamos felizes com um artigo científico publicado, imagina um livro. Além de ser surpreendente, foi de grande valia. Por se tratar de uma editora internacional, ajuda ainda mais a evidenciar o trabalho para o mundo. Além disso, o livro está à venda em sites internacionais, o que já ajuda a disseminar o conhecimento”, destacou.

O livro pode ser encontrado nos seguintes sites:

https://www.morebooks.de

http://www.amazon.com

Catarina Rafaela Alves da Silva

Médica Veterinária graduada em 2008, Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2009/2010). Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2010/2014). Áreas de atuação anestesiologia, clínica, cirurgia e diagnóstico por imagem.

Fim do conteúdo da página