Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza ação educativa de combate ao mosquito Aedes Aegypti

HU-UFPI realiza ação educativa de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) está realizando hoje (02), nos turnos manhã e tarde, uma ação educativa que objetiva a conscientização da população quanto à necessidade de identificação e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

Equipe da Unidade de Vigilância em Saúde coordena a ação educativa

A campanha, intitulada “HU-UFPI contra o mosquito! Brinque com o carnaval, mas não brinque com o Aedes Aegypti”, é promovida pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente. Para execução da campanha, foi montado um estande com exposição do ciclo evolutivo do mosquito e principais criadouros. Também está sendo distribuído material informativo nas unidades e setores do HU-UFPI, com esclarecimentos a profissionais, usuários dos serviços, acompanhantes e visitantes.

De acordo com Laís Carvalho de Sá, Chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e uma das coordenadoras da campanha, “o mosquito é responsável pela transmissão de três doenças e, como não existe nenhuma vacina ou medicação específica, a melhor forma de prevenção é a conscientização em relação à identificação e eliminação dos criadouros do mosquito”.

Dentre as ações promovidas pelo HU-UFPI, também foi realizada uma vistoria das instalações do hospital, sob a coordenação do Setor de Hotelaria Hospitalar e da Divisão e Logística e Infraestrutura, com o objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. A Chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar, Lariza Martins Falcão, explica que essa é uma ação continuada que o HU-UFPI tem desenvolvido.

Material informativo distribuído a usuários dos serviços do HU-UFPI

Para o professor da rede pública municipal, Edvan Barbosa, é importante que campanhas dessa natureza estejam sendo realizadas. “Cheguei para me consultar e fui recepcionado com informações esclarecedoras sobre o assunto. Ações desse tipo evitam que as pessoas adoeçam e, também, que o setor público tenha um grande gasto, que pode ser afastado com ações da população”, observa Edvan.

A iniciativa do HU-UFPI faz parte de uma ação integrada do governo federal, desenvolvida pela Presidência da República em parceria com os ministérios do Planejamento e da Saúde. Conta, ainda, com a parceria do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da Fundação Municipal da Saúde (FMS).