Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI aumenta o valor da bolsa PIBIC

UFPI aumenta o valor da bolsa PIBIC

Dando continuidade à política de valorização de investimento em jovens pesquisadores, a Universidade Federal do Piauí acompanhou o aumento no valor das bolsas PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - dado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas passaram a ser remuneradas em R$400,00.

Essa política foi iniciada em 2005. Antes desta data, a UFPI pagava apenas a metade do valor concedido pelo CNPq. Com as ações de apoio à comunidade científica e em especial ao jovem pesquisador, em 2011 o PIBIC da UFPI alcançou o status privilegiado de Programa Consolidado.

Com essa nova situação, as ações do CNPq em relação à UFPI só melhoraram. Um exemplo disso aconteceu em 2011, quando a maioria das universidades perdeu bolsas, por conta do corte no orçamento do MCTI e a UFPI recebeu um acréscimo no numero de bolsas.

No ano de 2011, o número de bolsas de Iniciação Científica (IC) concedidas pelo CNPq foi de 205, sendo a contrapartida da UFPI um total de 205 bolsas, compondo um universo de 410 bolsas para o biênio 2011/2012, o que equivale a um aumento de 6% em relação a 2010.

Esse indicador demonstra o compromisso da UFPI com pesquisa, desde o início da vida acadêmica dos alunos e atesta o fortalecimento do programa de iniciação científica da Instituição. O PIBIC concede bolsas para estimular a descoberta e o trabalho de jovens pesquisadores em todas as áreas do conhecimento.