Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI terá Centro em Educação Permanente de Enfrentamento ao crack
Início do conteúdo da página

UFPI terá Centro em Educação Permanente de Enfrentamento ao crack

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Preocupada com a rapidez que as drogas, especialmente o crack, estão se espalhando pelo Estado, a Universidade Federal do Piauí irá implantar o Centro de Referência em Educação Permanente em Saúde para o enfrentamento ao Crack - CREPE. 

Segundo professor José Ivo dos Santos Pedrosa, responsável pelo projeto, o objetivo do CREPE é formar equipes de saúde que tenham perspectivas diferentes das utilizadas atualmente. "É de fundamental importância que os usuários de drogas sejam recebidos por profissionais bem preparados para, sobretudo, acompanhá-los de modo socialmente inclusivo. Infelizmente, não é o que acontece hoje em dia", informou o educador.

Serão ofertados seis cursos, cada um com 40 vagas e com 120h de duração. Profissionais da Rede Hospitalar, médicos do Programa Saúde da Família e agentes comunitários e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) poderão participar dos cursos.

"Lamentavelmente, o crack pode ser encontrado na maioria dos municípios do Piauí. Por isso, pretendemos trabalhar não só em Teresina, mas em todo o Estado. A estratégia será ofertar esses cursos de acordo com o território, começando pelo Entre-rios, no qual Teresina está inclusa", finalizou o professor.

Para a implantação do centro, estão sendo esperados recursos da Secretaria Nacional Antidrogas, orçados em R$ 300 mil, ainda sem previsão de liberação.

O CREPE é vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da UFPI. Saiba mais sobre o NESP aqui.

Fim do conteúdo da página