Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - SCS > SCS inicia curso de Tratamento de Imagens para técnico-administrativos e bolsistas da UFPI
Início do conteúdo da página

SCS inicia curso de Tratamento de Imagens para técnico-administrativos e bolsistas da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou no último sábado (16), o treinamento “Tratamento de Imagens” para servidores técnico-administrativos, terceirizados e bolsistas. O curso disponibiliza uma série de preparações na área de comunicação e tecnologia da informação, treinando os participantes a tratar imagens digitais em suas diversas linguagens em diferentes softwares, como o Adobe Photoshop e Ligthroom. 

treinamentoscs1

Durante realização de treinamento Tratamento de Imagens

A Superintendência ainda contará com aulas como Fotografia, Redes Sociais, Edição de imagens, dentre outros ao longo de 2016. Todos com o objetivo de qualificar o público interno e externo com noções na área de comunicação e tecnologia da informação, exigências do mercado de trabalho atual. 

O curso é ministrado pelo servidor da UFPI, Manoel Eduardo, lotado na SCS, que explica como surgiu a ideia do treinamento. “Na verdade o curso surgiu da própria necessidade que nós temos de capacitar os nossos técnicos-administrativos, bolsistas da área de comunicação. Como já possuímos um acervo grande de fotografias, primeiramente iremos aprender a tratar imagens, e posteriormente, introduzir algumas noções de fotografia, bem como também, aprender a guardar essas imagens, no intuito de aperfeiçoar e agilizar o nosso trabalho. Nesse treinamento inicialmente trabalhamos com o Photoshop e o Ligthroom que são as duas principais ferramentas utilizadas na fotografia, mas a ideia é que surjam outros treinamentos ligados à internet, redes sociais, entre outros. Ministrar esse curso é uma forma também de atualizar os meus conhecimentos, pois como costumo dizer, ensinar é aprender sempre”, destaca.

treinamentoscs2

Curso visa capacitar servidores técnico-administrativos, terceirizados e bolsistas

Segundo Alberto Adalberto Neto, terceirizado da SCS, esse tipo de treinamento oportuniza um maior aprofundamento de conhecimento para operadores de micro, o que refletirá no trabalho realizado no dia a dia. “Esse treinamento nos proporcionará a oportunidade de nos aprofundar na teoria do que realizamos na prática nos microcomputadores tanto na Superintendência como na Coordenadoria de Comunicação Social, no que diz respeito ao tratamento de imagens. Será notável a qualidade das fotos postadas no site, nas publicações do Facebook e Instagram, pois o conteúdo que está sendo repassado é muito direcionado a isso”, enfatiza.

Como futuro comunicador social, o bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social, Edison Mineiro, avalia como positiva a iniciativa de ofertar cursos dessa natureza, essenciais para a área da comunicação. "Em determinados momentos da nossa rotina, a execução de algumas atividades se torna bastante atribulada e enérgica, portanto, é necessária a otimização do tempo. Então, o curso ofertado pela Superintendência de Comunicação Social chegou em um momento oportuno, porque oferece a capacitação de bolsistas, terceirizados e técnicos-administrativos para a execução do nosso trabalho cada vez mais ágil e de qualidade".

Fim do conteúdo da página