Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Prevenção de incêndio e primeiros socorros são temas de curso no Campus de Picos

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h41 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 17h50

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) em Picos sediou na quinta-feira (01), o Curso de prevenção de incêndio e primeiros socorros. O evento realizado no Auditório Severo Maria Eulálio contou com a participação de professores, servidores técnico-administrativos, alunos e funcionários terceirizados.

IMG 20190801 WA002620190805152701

O Coordenador Administrativo Financeiro do Campus, Delmárcio de Moura Sousa, que participa da organização do evento explica sobre a iniciativa de ofertar o curso. "Estamos na segunda edição. A primeira foi em novembro de 2017, na época com os profissionais terceirizados do Restaurante Universitário, por orientação do Ministério do Trabalho. No ano passado, tomamos a iniciativa de solicitar esse curso junto ao Superintendente de Recursos Humanos, Lauro Oliveira Viana, que prontamente nos atendeu e estabeleceu contato com o Marcos Rolf, chefe da brigada de incêndio em Teresina, para trazer mais uma vez o curso e, estender a todos os funcionários e servidores do campus", explica Delmárcio Moura.

O coordenador destaca também a importância de ofertar cursos como este: “É muito importante não só para o ambiente de trabalho, mas também para o ambiente familiar. Estamos tendo a oportunidade de conhecer a teoria e também poder coloca-la em prática, para que possamos evitar acidentes e até salvar vidas com isso. Termos o conhecimento prático de como combater ou como controlar um acidente, terá um impacto relevante nos ambientes que convivemos”.

O curso teve como palestrante o bombeiro civil e instrutor nacional da Defesa Civil, Marcos Rolf, que abordou sobre conhecimentos básicos que envolvem o uso do extintor de incêndios. “É necessário falar sobre o uso do extintor de incêndio no princípio de incêndio, porque já existe esse equipamento, mas quase ninguém sabe usar. É importante ter acesso a esse conhecimento também para o dia a dia em casa, como exemplo, o uso correto da panela de pressão ou botijão de gás. Assim, o curso visa treinar as pessoas para que se tornem multiplicadoras”, disse o palestrante.

A servidora técnico-administrativa de laboratório – área Biologia do campusNilcélia Macêdo, avalia como positiva a oferta do curso. ”Acho importante essa ação, inclusive para o meu setor, pois, como é um local de risco dentro do campusdestacando-se os laboratórios com tubulação de gás. Já tínhamos solicitado em outras ocasiões, para a própria direção do campus, que trouxesse esse treinamento para todos nós, porque é muito importante, não só para os funcionários, mas também para que toda a comunidade tenha essa consciência dos cuidados, para assim, evitar acidentes” informou a servidora.

A técnica Nilcélia Macêdo destaca ainda sobre a metodologia utilizada pelo palestrante. ”Ele está trazendo o conteúdo em uma linguagem que todos possam entender, porque temos um público muito diverso, então ele utiliza uma linguagem simplificada e com certeza, todos estão compreendendo e irão levar o aprendizado deste treinamento para a sua vivência no dia a dia”, finaliza a servidora.

IMG 20190801 WA0033 Copiar20190805173331

IMG 20190801 WA006020190805173500