Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Física
Início do conteúdo da página

Estrutura Física

Imprimir

Descrição dos laboratórios dos Laboratórios Multidisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Biológicas e Saúde

 

Os laboratórios do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí estão sob a Coordenação Geral de Laboratórios que tem como responsável o Prof. Dr. Jodonai Barbosa da Silva e cada laboratório tem um coordenador específico da área como responsável pelo recinto.

 

Laboratório de Pesquisa 3 – Biodiversidade

Nesse espação estão depositados aproximadamente 1000 exemplares de anfíbios e répteis procedentes das pesquisas realizadas no Sul do Piauí, predominantemente Picos, autorizada pelos órgãos competentes. Pesquisas realizadas no laboratório atualmente nas linhas de Botânica, Zoologia, Limnologia, Apicultura e Animais Silvestres

Nesse recinto ainda há uma Coleção Científica de Herpetologia que foi criada pela Profa. Dra. Mariluce Gonçalves Fonseca

Professora responsável: Dra. Mariluce Gonçalves Fonseca

 

Laboratório de Botânica

São desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tal laboratório conta com dez Microscópios ópticos, sete Microscópios Estereoscópicos, Dois microscópios estereoscópicos com câmara clara, um microscópio estereoscópico interligado a TV e três armários. O laboratório abriga a Coleção Didático-Cientifica de plantas, a Carpoteca didática e a coleção de modelos didáticos destinadas ao ensino de Botânica nas subáreas de anatomia vegetal, morfologia vegetal, sistemática vegetal e fisiologia vegetal. As aulas das disciplinas Biologia de Criptógamas, Morfologia e Anatomia Vegetal, Sistemática de Fanerógamas e Fisiologia Vegetal são realizadas neste laboratório assim como os Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e Extensão na área de Botânica são desenvolvidos na estrutura do Laboratório de Botânica.

Professora responsável: Dra. Maria Carolina de Abreu

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de Habilidades em Saúde I e II

É um ambiente de ensino/aprendizagem destinado a atividades educacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, sendo uma extensão da sala de aula práticas das disciplinas que o curso oferece, sendo um facilitador no aprendizado do aluno, pois é o local onde serão executados procedimentos e técnicas básicas de enfermagem. É um recurso institucional que permite o estudante experimentar, testar, repetir, errar e, sobretudo, corrigir os erros, facilitando a compreensão das técnicas estudadas. São realizadas atividades práticas por meio de manequins para simulação de procedimentos básicos, tais como: curativos, sondagens, banho no leito, administração de medicamentos, cuidados com recém-nascidos, reanimação cardiopulmonar, entre outras atividades afins. O Laboratório de Enfermagem possui ampla área física e conta com um conjunto de equipamentos, utensílios e instrumentais apropriados para o ensino prático, além de móveis hospitalares, tais como: camas, macas, cadeira de rodas, monitor cardíaco, material cirúrgico, simuladores de peças anatômicas, kit planejamento familiar

Professor responsável: Me. Francisco Gilberto Fernandes Pereira

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de Parasitologia

Realização de aulas práticas das disciplinas Parasitologia Geral (Nutrição e Enfermagem) e Bases dos Processos de Agressão, Defesa e Proteção (Medicina), com visualização e identificação de protozoários, helmintos e artrópodes de importância em saúde humana, através de microscópios e lupas. Além disso são realizados diferentes testes de diagnóstico de parasitoses, como verminoses, protozooses intestinais e leishmaniose. As professoras do curso de Ciências Biológicas realizam atividades de pesquisa na sala de preparo do laboratório.

Professor responsável: Dr. Antônio Ferreira Mendes de Sousa

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de Técnica Dietética

O Laboratório de Técnica Dietética (LTD) é destinado às aulas práticas e pesquisas que envolvam técnicas de preparo de alimentos em uma cozinha experimental.

Trata-se de uma unidade de docência e pesquisa do curso de Nutrição do CSHNB/UFPI, onde é promovida a sistematização dos procedimentos e técnicas adequadas para aquisição, seleção, pré-preparo, preparo, conservação, armazenamento e apresentação dos alimentos, a saber:

* Conhecimento dos alimentos in natura e industrializados (aspecto, forma, tipo);

* Elaboração de protocolos de preparações (fichas de preparações) com os diversos grupos de alimentos;

* Desenvolvimento de receitas culinárias;

* Conhecimento das modificações ocorridas durante a manipulação;

* Práticas das normas de higiene e manipulação;

*Estudo das preparações, com constante monitoramento de todas as modificações ocorridas com os alimentos, como o dimensionamento de pesos, medidas, indicadores de conversão dos alimentos, porcionamento e rendimento;

* Cálculo do valor nutritivo e do custo de cada porção;

* Avaliação e degustação das preparações elaboradas.

Professora responsável: Ma. Márcia Luiza dos Santos Beserra Pessoa

google fotos20190703171709CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de Pesquisa I

Atualmente recebe alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e especialização) para pesquisas nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dissertações. Alunos dos cursos de Biologia, total de 06 alunos e Nutrição, total de 09 alunas) são os cursos que realizam pesquisas no laboratório.

Além da pesquisa, o laboratório recebe visitas de alunos e professores de escolas públicas para os mesmos conhecerem a estrutura e as pesquisas realizadas no local. Isso é idealizado e realizado pelos alunos de extensão da Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia.

Professor responsável: Dr. João Marcelo de Castro e Sousa

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS 

 

Laboratórios de Anatomia Humana I e II

São realizadas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. No ensino são realizadas aulas práticas de Anatomia Sistêmica, Topográfica e Clínica com discussão de casos clínicos durante as aulas dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Ciências Biológicas e Medicina. As atividades de pesquisa e extensão são realizadas pelos coordenadores das Ligas Acadêmicas e pelos outros projetos de extensão envolvem alunos do CSHNB, são atendidos alunos, principalmente, da rede pública de ensino desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são atendidas todas as escolas que procuram a Universidade Federal do Piauí/ CSHNB.

Professora responsável: Dra. Katrine Bezerra Cavalcanti

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS 

 

Sala de Taque

Sala de Taque: Esse espaço é destinado ao armazenamento de peças e de cadáveres, além da recepção e da fixação em formol de cadáveres e, também, no preparo e manutenção (osteotécnicas) de ossos para as aulas práticas. Além disso, as dissecações em cadáver humano são realizadas nesse recinto. Nesse recinto também são atendidos os alunos que participam das ações de extensão, visto que o cadáver fica exposto nessa sala durante as visitas.

Professora responsável: Dra. Fatima Regina Nunes de Sousa

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de Histologia

Um laboratório destinado a manipulação de microscópios para estudo de lâminas histológicas durante as aulas de graduação. Realiza esfregaço sanguíneo de voluntario para confecção de lâminas para estudos. Além disso, realiza atividades de pesquisa: são realizados cortes em micrótomo e demais preparações para a montagem de lâminas (sala de preparo). Não raro, recebe visitas de escolas da região picoense e demais localidades da região rural.

Professor responsável: Dr. Felipe Cavalcanti Carneiro da Silva

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Bioquímica de Alimentos

Esse laboratório proporcionar aos discentes, principalmente do curso de Bacharelado em Nutrição, um contato com aulas práticas relacionadas a Processos Biotecnológicos, de grande relevância à área de alimentos. Neste contexto, a infraestrutura laboratorial permite a realização de práticas nas áreas de processos fermentativos, enzimologia e tratamento biológico de efluentes, relacionadas principalmente à seleção de micro-organismos potenciais de produção de biocompostos

Técnica responsável: Nut. Alciene Pacheco da Silva

 

Bromatologia

Nesse recinto são realizadas análises completas dos alimentos, sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas, quais são os efeitos deles sobre o organismo. Além disso, verifica-se os alimentos estão contaminados com alguns elementos tóxicos, se existem aditivos neles, e qualquer outra substância que poderá alterar a qualidade do mesmo. Este laboratório atende, principalmente, às demandas de aulas práticas dos componentes curriculares do curso de Bacharelado em Nutrição. Além disso, no local, são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão relacionadas a projetos coordenados por docentes ou técnicos de laboratório da Universidade Federal do Piauí/ CSHNB.

Técnica responsável: Nut. Alciene Pacheco da Silva

google fotos20190703172430CONFIRA AS FOTOS

 

Microbiologia de Alimentos

Um laboratório destinado, principalmente, aos discentes do curso de Bacharelado em Nutrição. Recebe visitas de escolas públicas e/ou privadas. Além de atividades de pesquisa também. Esse laboratório recebe diversos tipos de amostras de alimentos de origem animal, vegetal e água para análise microbiológica Os procedimentos de análises dos alimentos, praticados no laboratório, seguem a Instrução Normativa recomendadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária que são os órgãos responsáveis por normatizar essas análises.

Técnica responsável: Biomed. Miriam Rodrigues de Sá

 

Nutrição Experimental

Neste recinto são desenvolvidas pesquisas nas áreas de metabolismo, de bioquímica nutricional e de estresse oxidativo, focando em investigações metabólica de doenças crônicas e inflamatórias que possam estar associadas com potenciais alimentos e nutrientes com características funcionais. Aqui os alunos de graduação aprendem a realizadas todas essas atividades. O laboratório também está aberto para visitação da população que deseje conhecer essas atividades.

Professora responsável: Dra. Iana Bantim Felício Calou

google fotos20190703172707CONFIRA AS FOTOS

 

Controle de Qualidade de Alimentos

É um laboratório de inspeção, análises e autuações, aplicados a uma operação de fabricação, ou ao conjunto de todas as etapas de elaboração do alimento. Nesse recinto são realizados de maneira que, estudando uma pequena porção do produto se possa estimar sua qualidade de forma completa ou para determinar as alterações que devem ser realizadas nas diferentes etapas de elaboração do alimento, para alcançar e manter o nível de qualidade requerido pelo consumidor e determinado por órgãos de controle como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (AVISA). Todas essas análises são realizadas durante as aulas de graduação, ações de extensão e em pesquisa científicas desenvolvidas pelos docentes do campus.

Professora responsável: Me. Nara Vanessa dos Anjos Barros

 

Análise Sensorial de Alimentos

O laboratório de Análise Sensorial dos Alimentos realiza experimentos que tem como objetivo avaliar as características dos alimentos e materiais usando durante as aulas de graduação, nas ações de extensão e durante as pesquisas experimentais, tais como são percebidas pelos sentidos (visão, olfação e gustação), bem como pelo tato. Avalia as condições das matérias primas, estuda a estabilidade de alimentos e matérias-primas durante o armazenamento, avalia a correlação de análises químicas com as sensações dos sentidos humanos. Realiza análises sensoriais úteis no desenvolvimento de novos produtos alimentícios, como testes afetivos, ou seja, de como é a aceitabilidade sensorial pelo avaliador, e discriminativos.

Técnica responsável: Nut. Alciene Pacheco da Silva

 

Avaliação Nutricional

Espaço destinado a atividades de ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivo propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências para o diagnóstico nutricional individual e coletivo, baseado na obtenção e análise de indicadores antropométricos, clínicos, bioquímicos, socioeconômicos, demográficos e culturais. Para isso, o laboratório conta com consultórios para atendimento individual e sala de espera para acomodar os indivíduos as serem avaliados. Nesse recinto os discente irão conhecer alguns equipamentos utilizados na avaliação nutricional, aprender a utilizar de forma correta estes equipamentos e observar os professores e demais colegas realizando as técnicas e procedimentos adequados para a avaliação nutricional.

Técnica responsável: Nut. Alciene Pacheco da Silva

google fotos20190703172932CONFIRA AS FOTOS

Tecnologia de Alimentos

Nesse laboratório diversas matérias primas (alimentos sólidos e líquidos) são estudadas com a finalidade de identificar plantas com maior potencial nutritivo, aumentar a vida útil pós-colheita e agregação de valor. Os estudos contribuem com os dados agronômicos para o lançamento de cultivares. Desta forma, os discentes (seja no ensino, extensão ou pesquisa) aprendem a usar equipamentos e procedimentos analíticos para a quantificação dos compostos nutricionais e funcionais.

Professora responsável: Dra. Stella Regina Arcanjo Medeiros

 

Pesquisa II

Desenvolvimento e Inovação (PDI) a partir da bioprospecção de produtos naturais, incluindo subprodutos (de frutas e vegetais) e outros produtos naturais advindos dos Biomas Brasileiros; em especial da região nordeste.

A seguir está descrito as principais linhas de pesquisa do Laboratório de Pesquisa II, com os seus devidos pesquisadores:

  1. Bioprospecção de produtos naturais (Dra Joilane Alves Pereira Freire); Aproveitamento integral de alimentos, toxicidade de produtos naturais e estudos de intervenção e diagnóstico na saúde humana; 2. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Dra Stella Regina Arcanjo Medeiros). Fatores físicos, químicos e biológicos que interferem na qualidade dos alimentos. Métodos de análise e sistemas de qualidade de alimentos. Modificações e propriedades físicas no processamento e armazenamento de alimentos; 3. Química de Alimentos (Ms Ana Cibele Pereira Sousa); Físico-quimica de alimentos, análise de compostos bioativos e análise sensorial de alimentos; 4. Alimentos funcionais e compostos bioativos (Ms Ennya Cristina Pereira dos Santos Duarte); Influência dos alimentos funcionais e compostos bioativos sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT);
  2. Analise microbiológica e testes diagnósticos in vitro e in vivo (Dra Thially Braga Gonçalves); Testes diagnósticos in vitro, microbiologia de produtos naturais e avaliação bioquímica em estudos de intervenção em humanos.

Professora responsável: Dra. Joilane Alves Pereira Freire

 

Biofísica e Fisiologia

O laboratório de Biofísica e de Fisiologia tem como objetivo a realização de aulas práticas a nível de Graduação, também pode comportar a Pós-Graduação. Os cursos que são atendidos são: Enfermagem, Nutrição, Medicina e Ciências Biológicas.

Professora responsável: Dra. Marcia Maria Mendes Marques

google fotos20190625094742CONFIRA AS FOTOS

 

Multidisciplinar

O laboratório tem como objetivo atender as aulas práticas de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição, Enfermagem, Medicina e Educação no Campo. No recinto possibilita a realização de aulas práticas de Citologia e Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Parasitologia, Microbiologia etc. São realizadas atividades de pesquisa e de extensão também. Por ser um laboratório multidisciplinar, é possível desenvolver atividades que agucem e despertem a curiosidade e o interesse dos discentes por uma determinada área, estimulando-os a encontrar um dado problema, levantar hipóteses, observar, descobrir, analisar resultados, concluir e solucionar os experimentos, assim eles conseguem aliar as terias vistas em sala de aula com as práticas em laboratório.

Professor responsável: Dr. Leonardo Henrique Guedes de Morais Lima

google fotos20190625093708CONFIRA AS FOTOS

 

Zoologia e Paleontologia

O Laboratório de Zoologia e Paleontologia é destinado as aulas práticas das disciplinas: Morfologia e Fisiologia de Invertebrados I e II, Morfologia e Fisiologia de Vertebrados I e II, Sistemática Animal, Geociências e Paleontologia. São utilizados microscópios para a observação de lâminas de protozoáriso e lupas para a observação das estruturas dos demais grupos estudados. Além destas atividades, são realizados neste laboratório, os Trabalhos de conclusão de curso, Projetos de Iniciação Científica e Extensão nas áreas de Zoologia e Paleontologia. O laboratório recebe visitas de escolas de ensino básico e médio da região de Picos, para observação de seu acervo.

Professora responsável: Dra. Wáldima Alves da Rocha

 

 

Fim do conteúdo da página