Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Física
Início do conteúdo da página

Estrutura Física

Imprimir

Descrição dos Laboratórios

 

Laboratório de Pesquisa 3 - Biodiversidade

O laboratório de Pesquisa III:

Nesse espaço estão depositados aproximadamente 1000 exemplares de anfíbios e répteis procedentes das pesquisas realizadas no Sul do Piauí, predominantemente Picos, autorizada pelos órgãos competentes.

Pesquisas realizadas no laboratório atualmente nas linhas de Botânica, Zoologia, Limnologia, Apicultura e Animais Silvestres.

Laboratório de Pesquisa 3 - Responsabilidade Profa. Dra. Mariluce Fonseca.

Coleção Científica de Herpetologia fundadora e responsável Profa. Dra. Mariluce Fonseca.

 

Laboratório de Botânica

São desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tal laboratório conta com dez Microscópios ópticos, sete Microscópios Estereoscópicos, Dois microscópios estereoscópicos com câmara clara, um microscópio estereoscópico interligado a TV e três armários. O laboratório abriga a Coleção Didático-Cientifica de plantas, a Carpoteca didática e a coleção de modelos didáticos destinadas ao ensino de Botânica nas subáreas de anatomia vegetal, morfologia vegetal, sistemática vegetal e fisiologia vegetal. As aulas das disciplinas Biologia de Criptógamas, Morfologia e Anatomia Vegetal, Sistemática de Fanerógamas e Fisiologia Vegetal são realizadas neste laboratório assim como os Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e Extensão na área de Botânica são desenvolvidos na estrutura do Laboratório de Botânica.

As professoras Dra. Maria Carolina de Abreu e Dra. Maria do Socorro Meireles de Deus são as titulares das disciplinas de Botânica do Curso de Ciências Biológicas – CSHNB.

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de Técnicas Básicas de Enfermagem

É um ambiente de ensino/aprendizagem destinado a atividades educacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, sendo uma extensão da sala de aula práticas das disciplinas que o curso oferece, sendo um facilitador no aprendizado do aluno, pois é o local onde serão executados procedimentos e técnicas básicas de enfermagem. É um recurso institucional que permite o estudante experimentar, testar, repetir, errar e, sobretudo, corrigir os erros, facilitando a compreensão das técnicas estudadas.

São realizadas atividades práticas por meio de manequins para simulação de procedimentos básicos, tais como: curativos, sondagens, banho no leito, administração de medicamentos, cuidados com recém-nascidos, reanimação cardiopulmonar, entre outras atividades afins. O Laboratório de Enfermagem possui ampla área física e conta com um conjunto de equipamentos, utensílios e instrumentais apropriados para o ensino prático, além de móveis hospitalares, tais como: camas, macas, cadeira de rodas, monitor cardíaco, material cirúrgico, simuladores de peças anatômicas, kit planejamento familiar.

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de Parasitologia

Realização de aulas práticas das disciplinas Parasitologia Geral (Nutrição e Enfermagem) e Bases dos Processos de Agressão, Defesa e Proteção (Medicina), com visualização e identificação de protozoários, helmintos e artrópodes de importância em saúde humana, através de microscópios e lupas. Além disso são realizados diferentes testes de diagnóstico de parasitoses, como verminoses, protozooses intestinais e leishmaniose.

As profas. Ana Carolina Pacheco e Márcia Marques, do curso de Ciências Biológicas, realizam atividades de pesquisa na sala de preparo do laboratório.

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

Laboratório de técnica dietética

O Laboratório de Técnica Dietética (LTD) é destinado às aulas práticas e pesquisas que envolvam técnicas de preparo de alimentos em uma cozinha experimental.

Trata-se de uma unidade de docência e pesquisa do curso de Nutrição do CSHNB/UFPI, onde é promovida a sistematização dos procedimentos e técnicas adequadas para aquisição, seleção, pré-preparo, preparo, conservação, armazenamento e apresentação dos alimentos, a saber:

* Conhecimento dos alimentos in natura e industrializados (aspecto, forma, tipo);

* Elaboração de protocolos de preparações (fichas de preparações) com os diversos grupos de alimentos;

* Desenvolvimento de receitas culinárias;

* Conhecimento das modificações ocorridas durante a manipulação;

* Práticas das normas de higiene e manipulação;

* Estudo das preparações, com constante monitoramento de todas as modificações ocorridas com os alimentos, como o dimensionamento de pesos, medidas, indicadores de conversão dos alimentos, porcionamento e rendimento;

* Cálculo do valor nutritivo e do custo de cada porção;

* Avaliação e degustação das preparações elaboradas.

 

O laboratório de pesquisa I

Atualmente recebe alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e especialização) para pesquisas nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dissertações. Alunos dos cursos de Biologia, total de 06 alunos e Nutrição, total de 09 alunas) são os cursos que realizam pesquisas no laboratório.

Além da pesquisa, o laboratório recebe visitas de alunos e professores de escolas públicas para os mesmos conhecerem a estrutura e as pesquisas realizadas no local. Isso é idealizado e realizado pelos alunos de extensão da Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia.

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS 

 

Laboratórios de Anatomia Humana e Sala de Taque

São realizadas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. No ensino são realizadas aulas práticas de Anatomia Sistêmica, Topográfica e Clínica com discussão de casos clínicos durante as aulas de enfermagem e medicina. As atividades de pesquisa e extensão são realizadas pelos coordenadores das Ligas Acadêmicas e envolvem alunos do CSHNB e da comunidade.

Sala de Taque: Esse espaço é destinado ao armazenamento de peças e de cadáveres, além da recepção e da fixação em formol de cadáveres e, também, no preparo e manutenção (osteotécnicas) de ossos para as aulas práticas. Além disso, as dissecações em cadáver humano são realizadas nesse recinto.

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS 

 

Laboratório de Histologia

Um laboratório destinado a manipulação de microscópios para estudo de lâminas histológicas durante as aulas de graduação. Realiza esfregaço sanguíneo de voluntario para confecção de lâminas para estudos. Além disso, realiza atividades de pesquisa: são realizados cortes em micrótomo e demais preparações para a montagem de lâminas (sala de preparo). Não raro, recebe visitas de escolas da região picoense e demais localidades da região rural.

GoogleFotos logo20190223213302CONFIRA AS FOTOS

 

 

Fim do conteúdo da página