Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turmas de Educação Física dos Polos de Floriano e Luzilândia participam de aula prática no Laboratório de Anatomia da UFPI

Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 11h30

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29

Turmas de Educação Física de Floriano e Luzilândia

Na última sexta-feira (23), os cursistas de Educação Física, dos Polos do PARFOR/UFPI de Floriano e Luzilândia, participaram de aula de campo no Laboratório de Anatomia da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Anatomia do Sistema Locomotor, ministrada pelas professoras Yulla Klinger e Fátima Regina Nunes.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29 1

Aula complementou conteúdos vistos na teoria

Segundo a Profa. Yulla Klinger, docente da disciplina na turma de Floriano, a aula se fez muito importante para o processo de formação dos cursistas. “Eles puderam aprender mais sobre a anatomia humana através do contato com peças sintéticas e muitas peças naturais do corpo humano. Além de muitos conhecimentos que foram repassados hoje, ainda foi possível promover uma interação entre as duas turmas”, destacou.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29 2

Profa. Yulla Klinger e cursista durante aula

A Profa. Fátima Regina reiterou que a Anatomia é uma disciplina que necessita das aulas práticas em peças naturais e sintéticas. “Realizamos aula no Laboratório de Anatomia com ossos, articulações e músculos do corpo humano, consolidando o conhecimento do sistema locomotor, que é essencial para a prática profissional dos futuros educadores físicos".

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29 3

Profa. Fátima Regina explica conteúdo para cursistas

Para o cursista Carlos Eduardo, do Polo de Floriano, o encontro proporcionou uma experiência ímpar na vida acadêmica de todos. “A maioria teve a oportunidade de estudar in loco o corpo humano real e a experiência consistiu em uma vivência extraordinária, um conhecimento maravilhoso e "perturbador", que nos permitiu um aprendizado imensurável”, avaliou.

O discente Gelson da Silva, do Polo de Luzilândia, compartilha do mesmo sentimento. “Foi uma aula muita rica em informação. A metodologia usada pelas professoras nos proporcionou um melhor entendimento e facilitou a absorção do conteúdo da disciplina. Aprendi muito com a atividade e fico muito grato com a oportunidade de vivenciar essa experiência, pois o contato com o objeto de estudo faz uma grande diferença na nossa formação”.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29 5

Gelson da Silva com peças do Laboratório

As Coordenadoras dos Polos de Floriano e Luzilândia, professoras Delcimar Azevedo e Isabela Barros, acompanharam os cursistas durante a visita. “Uma aula prática facilita muito o aprendizado, na medida em que torna o conhecimento teórico uma realidade mais próxima do aluno. É o momento de assimilar melhor as informações já adquiridas. Este momento é uma experiência única para os cursistas com a oportunidade de conhecer, vivenciar e aprimorar a aprendizagem através de peças reais da anatomia do sistema locomotor. Outro fator importante foi a interação e trocas de experiências com os cursistas de Luzilândia”, ressaltou a Profa. Delcimar Azevedo.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29 8

Professoras Fátima Regina, Yulla Klinger, Isabela Barros e Delcimar Azevedo

A Profa. Isabela Barros frisou que “a visita técnica ao Laboratório de Anatomia chama a atenção pela riqueza de aprendizado e pela experiência adquirida pelos cursistas, sendo um excelente instrumento de motivação para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam na teoria. Os conhecimentos aprendidos durante a visita irão proporcionar uma visão ampla do conteúdo estudado, trazendo novos conhecimentos e ensinamentos para a vida acadêmica e profissional”.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29 7

Cursistas paramentados para aula prática

De acordo com o Coordenador do curso, Prof. João Claudino, a formação em Educação Física é complexa e exige uma infraestrutura robusta da Instituição. “Felizmente o aluno do PARFOR/UFPI conta com essa infraestrutura para sua formação e aulas práticas como essa representam o comprometimento que o Programa tem com o nível de formação dos cursistas”.

WhatsApp Image 2024 02 26 at 10.05.29 4

Aula complementou conteúdos vistos na teoria

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou que o Programa apoia atividades como essa, destacando que “deve haver sempre um planejamento cuidadoso, com o intuito de assegurar a unidade entre teoria e prática, dimensões que devem ser articuladas no processo de aprender e ensinar, de modo a oportunizar a aproximação do ambiente acadêmico com as práticas realizadas nos espaços escolares”.