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Projeto de incentivo à leitura "PARFOR Indica": curso de Pedagogia

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Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 11h35

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O “PARFOR INDICA” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.

E hoje, nós trazemos indicações de leitura das cursistas de Pedagogia: Telma Gomes da Cunha, Beatriz Pereira Lima, Mayanne Gabrielle Sousa Silva, Maria Luzimar e Alanna dos Santos Oliveira, dos Polos de Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves e Pedro II.

Polo de Batalha

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A indicação da cursista Telma Gomes da Cunha é o trabalho intitulado “O racismo na escola municipal Dom Severino e o combate com ações pedagógicas” produzido como Projeto de Pesquisa na disciplina Atividades Curriculares de Extensão I (ACE) – Educação para as Relações Étnico-Raciais, e apresentado na XV edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). O trabalho é de autoria dela e das colegas de curso: Islânia Pereira Rodrigues, Letícia dos Santos Lustosa, Mirian Pinheiro Costa e Terezinha de Oliveira.

Segundo as autoras, trabalhar o tema racismo na escola é de suma importância para auxiliar na construção da autoestima, da autoconfiança das crianças, pois a educação é o principal mecanismo de combate ao racismo, a partir dela é possível atuar tanto na conscientização acerca dos danos que a pratica provoca, como no compartilhamento de saberes culturas e história de povos africanos e indígenas. Compreender outras narrativas além das eurocentradas (história dos povos europeus) é possibilitar conhecer as diferentes histórias possíveis, o fortalecimento de uma educação antirracista é essencial para combater o trabalho infantil e a evasão escolar, realidades que são comuns quando se trata de crianças negras. Confira o trabalho aqui.

Polo de Castelo do Piauí

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A cursista Beatriz Pereira Lima indicou o livro “Psicologia da Aprendizagem: Fundamentos teórico-metodológicos dos processos de construção do conhecimento”, de autoria de Maria da Glória Duarte Ferro e Maria do Socorro Santos Leal Paixão, lançado pela Editora da UFPI, Edufpi. Segundo as autoras, a aprendizagem ocupa lugar privilegiado em nossas vidas e por isso tem sido objeto de estudo dentro da psicologia. Em se tratando do espaço escolar, esse tema tem despertado o interesse de muitos pesquisadores que buscam responder: o que é aprendizagem? Como ela ocorre? Sob quais condições acontece? Essas questões interessam educadores e têm sido objeto de investigação da Psicologia da Aprendizagem: Fundamentos teóricometodológicos dos processos de construção do conhecimento, cujos estudos e contribuições vêm se destacando nos últimos tempos.

Nesse ponto, reside a justificativa da inclusão dessa disciplina nos cursos de formação de professores, pois a base teórica advinda dos estudos realizados na disciplina fornece subsídios para uma boa prática docente. O livro Psicologia da Aprendizagem: Fundamentos teórico-metodológicos dos processos de construção do conhecimento está estruturado em quatro unidades, a saber: Unidade I: O Processo de Ensino e de Aprendizagem Unidade II: Principais Teorias da Aprendizagem: Implicações na Educação Unidade III: Principais Fundamentos Teórico-Metodológicos dos Processos de Construção do Conhecimento Unidade IV: As Teorias Desenvolvimentistas e a sua Relação com os Sistemas Interativos de Comunicação. Confira o livro aqui.

Polo de Luzilândia

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A indicação da cursista Mayanne Gabrielle Sousa Silva é o livro “Quando Ninguém Educa – Questionando Paulo Freire”, publicado pela Editora Contexto, de autoria de Ronai Rocha. Para o autor, a crise na educação brasileira é inegável. A baixa qualidade das aprendizagens, a estagnação do desempenho escolar nos testes padronizados, a pouca relevância do aumento dos anos de estudo na vida do aluno, a crescente evasão escolar em todos os níveis, o aumento da distorção idade-série e tantos outros problemas são evidências disso. Mas onde se localizam as raízes teóricas da atual crise educacional que vivemos?

Neste livro, o professor Ronai Rocha se dedica a desvendar e a compreender o pensamento teórico dominante no cenário educacional e pedagógico brasileiro. O autor realiza um movimento esclarecedor sobre as raízes da reflexão sobre educação no país, que incidem até hoje na formação de nossos professores. E mostra como uma maneira peculiar de ler Paulo Freire afeta o ensino no Brasil. Confira onde encontrar o livro.

Polo de Miguel Alves

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A cursista Maria Luzimar indicou o livro “A mala de Hana - uma história real”, de Karen Levine. A obra é um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto. A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos. Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 1940, uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão, e um homem em Toronto, no Canadá, nos dias de hoje. Um relato que vai sensibilizar a todos para que horrores semelhantes aos que atingiram Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer. Confira o livro aqui.

Polo de Pedro II

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A indicação da cursista Alanna dos Santos Oliveira foi o livro “O Hobbit”, de autoria de J. R. R. Tolkien. Publicado em 1937, O Hobbit foi o primeiro livro autoral do autor a ser publicado. A história se passa no até então desconhecido mundo da Terra-média, onde conhecemos o Sr. Bilbo Bolseiro, um pacato e comilão hobbit que gosta de levar a vida em completa tranquilidade.

Prelúdio de 'O Senhor dos Anéis', 'O Hobbit' conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração. Bilbo Bolseiro leva uma vida confortável e sem ambições. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão. Confira o livro aqui.

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