Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Educação Física, do Polo de Luzilândia, participam de aula prática no Laboratório de Anatomia Geral da UFPI, em Teresina

Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 08h42

WhatsApp Image 2023 09 25 at 12.09.13

Os cursistas de Educação Física, do Polo de Luzilândia, realizaram visita ao Laboratório de Anatomia Geral, do Departamento de Morfologia, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí (CCS/UFPI), em Teresina. A aula de campo, realizada na última sexta-feira (22), fez parte da disciplina Anatomia Geral, ministrada pela Profa. Fátima Regina Nunes. A Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, e o Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Claudino, também acompanharam a visita.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 12.18.47 1

Cursistas tiveram contato com peças anatômicas sintéticas e naturais

Agradecendo o apoio e a contribuição de todos os envolvidos para que a atividade fosse realizada, a Profa. Fátima Regina Nunes explicou que o intuito foi demonstrar na prática os conceitos vistos na teoria em sala de aula. “A aula prática foi referente aos sistemas do corpo humano, que haviam sido abordados de forma teoria nas aulas presenciais, em Luzilândia. A aula com peças anatômicas sintéticas e naturais, além do estudo em cadáver, se torna essencial para o conhecimento do corpo humano. Foi uma experiência bastante exitosa, pois o contato com as peças proporcionou que os alunos identificassem estruturas, tirassem suas dúvidas e abrangessem seus conhecimentos, fazendo uma diferença enorme, que certamente irá agregar valor nas demais disciplinas que compõem o curso de Educação Física”, explica, destacando também que, além do conhecimento da disciplina, a visita proporcionou que os cursistas tivessem a oportunidade de ter o sentimento de pertencimento à Universidade.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 12.09.12

Profa. Fátima Regina Nunes e cursistas durante aula prática

A Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, afirma que a atividade foi de fundamental importância para a vivência acadêmica dos cursistas. “Foi um imenso prazer acompanhar a turma durante a atividade. Conhecer a estrutura do laboratório e a condução da aula foram de extrema importância para eles. Quero parabenizar o trabalho da professora Fátima Regina Nunes que conduziu a atividade e proporcionou uma experiência significativa na formação dos alunos. Além disso, quero deixar meu agradecimento pela parceria e o comprometimento com o Programa às autoridades que representam os municípios de Luzilândia (prefeitura e câmara de vereadores) e Joca Marques (prefeitura) que contribuíram para que pudéssemos nos deslocar até a Universidade”.

Para a cursista de Educação Física, Ada Mara, a aula prática foi uma experiência bastante significativa. “Foi uma aula de muito valor, de grande aprendizado, que me proporcionou a oportunidade de conhecer de fato o que é cursar Educação Física e que contribuiu imensamente para a minha formação como educadora física. Pude compreender conceitos que até então só tinha visto na teoria, que agora pude vivenciar na prática, e que irei aplicar em sala de aula com os meus alunos, para que eles também possam entender que a Educação Física vai além do esporte, dos jogos e brincadeiras”, avalia.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 12.09.13 1

Aula objetivou mostrar na prática conceitos vistos na teoria

Segundo o Coordenador do curso, Prof. João Claudino, “a aula prática no Laboratório de Anatomia no Campus da UFPI em Teresina representa o comprometimento que o Parfor/UFPI tem com o nível de formação dos cursistas. Diante da estrutura necessária para termos uma aula dessa, sabemos que isso não é possível para todos os estudantes de Educação Física no estado do Piauí e os nossos alunos tiveram essa oportunidade, que como elas e eles mesmos disseram, foi enriquecedora e inesquecível”.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 12.09.13 2

Prof. João Claudino e Profa. Isabela Barros também acompanharam a aula

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, reitera que “o Programa costuma apoiar esse tipo de iniciativa, mediante planejamento cuidadoso, dada a sua importância para assegurar a unidade entre teoria e prática, dimensões inseparáveis do processo de aprender a ensinar”, conclui.