Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Realizada I Feira Afro Negritude do curso de Educação Física do Polo do Parfor/UFPI em Luzilândia

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 12h06

WhatsApp Image 2023 09 20 at 10.22.00

Como conclusão da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão I (ACE I) – Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais, a turma de Educação Física, Polo de Luzilândia, realizou nesse sábado (16), a I Feira Afro Negritude.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 09.43.30 6

Professores Raquel Mesquita (Coordenadora Pedagógica do CETI Cleonice Teles); Cassiane Morais (Diretora do CETI); Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI), Glória Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI) e Edvaldo Oliveira (Docente da disciplina de ACE I)

Segundo o Prof. Edvaldo Oliveira, docente da disciplina de ACE I, o objetivo principal do evento foi promover um ciclo virtuoso sobre a comunidade negra brasileira, e com isso enfrentar os aspectos nefastos do racismo estrutural, que se apresenta em diversos campos da sociedade. “O Parfor/UFPI é inovador ao trazer essa disciplina, discutindo essas questões com a sociedade. É importante lembrarmos que o Brasil é um país de maioria negra, que muitas vezes é marginalizada só pela cor da pele, uma herança escravocrata que é reproduzida desde o final da escravidão até os dias de hoje.  Por isso é tão importante trazer essa discussão para dentro das nossas escolas, pois precisamos desmistificar essas ideias e construir novos conceitos sobre o que é ser negro no Brasil”.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 11.22.38

Feira contou com participação dos alunos do CETI Cleonice Teles

O evento aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cleonice Teles e foram trabalhados temas como: beleza negra, culinária, religiosidade e musicalidade, como explica o cursista Ricardo Lopes. “Estivemos trabalhando vários temas que retratam a cultura afro-brasileira. É de grande importância trabalharmos as relações étnico-raciais juntamente com a Educação Física, para que nós possamos levar todo esse conhecimento para dentro da sala de aula, ensinando os alunos a combaterem o preconceito, mostrando a nossa cultura realmente como ela se retrata”.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 09.43.31

Ricardo Lopes, cursista de Educação Física

A programação contou com oficina de trança, turbante, maquiagem e desfile; apresentação e degustação de pratos de origem africana; palestra com o candomblecista Brizamar dos Santos Júnior; e apresentação de capoeira e maculelê (ao som de atabaque, berimbau e cântico).

WhatsApp Image 2023 09 20 at 09.43.31 1

Apresentação de capoeira durante Oficina sobre Musicalidade

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou a importância do evento que focaliza uma questão emergencial da nossa sociedade: o enfrentamento do preconceito e da discriminação sofrido por determinados grupos étnicos. “Entendemos que a Educação Física deve considerar o corpo, para além de seus aspectos fisiológicos, como uma dimensão sociocultural e também subjetiva. Defendemos, portanto, uma Educação Física que ao problematizar os aspectos éticos e sociais do corpo, colabore para o pleno exercício da cidadania por meio de atividades que fomentem a adoção de posturas livres de preconceito e discriminação diante das expressões étnicas”.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 09.43.32 3

Prof. Edvaldo Oliveira, Profa. Glória Ferro, Max Sobrinho (Secretário de Educação do município de Joca Marques) e Profa. Isabela Barros

A Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, agradeceu a participação e o empenho de todos para que o evento fosse realizado. “Gostaria de deixar o meu agradecimento a todos os cursistas, à direção da Escola Cleonice Teles, aos professores que estão aqui atuando junto com a gente. Faço também um agradecimento especial à Profa. Glória, que prontamente atendeu o nosso convite. Este é um tema que deve ser discutido todos os dias por conta da sua importância e da necessidade de acabarmos com o preconceito. O racismo é algo que não pode existir”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 09.43.31 2

Desfile realizado na Oficina de Beleza Negra

O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Claudino, falou sobre os impactos do racismo estrutural. “Vivenciamos e verificamos no nosso país e no mundo como o racismo estrutural impacta negativamente o dia a dia do povo preto. Sendo assim, um momento como esse, em que o tema da ACE qualifica e fundamenta os nossos cursistas para se posicionarem positivamente na sociedade. Primeiro, trabalhando na sala de aula, e depois levando para impactar diretamente a comunidade dentro e fora da escola. É, portanto, de fundamental importância para o seu processo de formação integral”.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 10.00.50

Palestra do candomblecista Brizamar dos Santos Júnior

O Secretário de Educação do município de Joca Marques, Max Sobrinho, esteve presente no evento. O município possui cursistas em formação no Polo do Parfor/UFPI em Luzilândia. “Para nós que estamos à frente da Educação de Joca Marques, eventos como esse são de grande valia para a ampliação do ensino e aprendizagem, mostrando na prática aquilo que vemos na teoria. É um evento muito bem organizado, com a discussão de temas importantes e nós estaremos sempre prontos para colaborar e participar de eventos realizados pelo Parfor”.

Confira mais fotos e o vídeo do evento.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 10.21.32

WhatsApp Image 2023 09 20 at 09.43.30