Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Pedagogia de Pedro II finalizam disciplina de ACE II com evento “Carta Arte & Conversa” em praça do município

Instagram - Parfor

Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 12h23

WhatsApp Image 2023 09 11 at 10.52.00 1

Os cursistas de Pedagogia, do Polo de Pedro II, realizaram nesse sábado (09), a atividade “Carta Arte & Conversa”, como conclusão da disciplina Atividades Curriculares de Extensão II - Ciência e Tecnologia, ministrada pela Profa. Catarine Elaine.

A atividade foi realizada na Praça da Matriz de Pedro II, onde os alunos realizaram uma exposição de cartas pedagógicas em varais, ao acesso da comunidade local. A programação contou com a Oficina de “Cartas Criativas" e a Roda de Conversa “Cartas como janelas para o mundo", com participação da professora Maria de Lourdes Viana, conhecida como Lousinha, egressa do Parfor/UFPI e uma colecionadora de cartas, tendo um acervo de mais de 500 exemplares. Na ocasião, os participantes puderam fazer um comparativo entre a importância da escrita e dos modos de comunicação em diversos períodos históricos.

WhatsApp Image 2023 09 11 at 10.52.00 2

Roda de Conversa “Cartas como janelas para o mundo"

A Profa. Catarine Elaine explica que “trazer uma roda de conversa com uma pessoa como a Lousinha, que além de grande professora, é também uma fonte de história viva da cidade de Pedro II, é uma oportunidade de fazer com que os alunos percebam que os conhecimentos que aprendem em sala de aula são interligados com a vida, por isso a extensão universitária é fundamental, pois é o momento em que podemos proporcionar experiências aos alunos além da sala de aula e em contato com a cidade, as pessoas”, destacou.

WhatsApp Image 2023 09 11 at 10.52.00 4

Oficina de “Cartas Criativas"

Para a cursista de Pedagogia, Maria das Graças da Silva, foi um momento muito enriquecedor. “A carta é um gênero textual que expressa sentimentos, como alegria, saudade, felicidade, amor, enfim, todos os sentimentos. E para que essa aula se tornasse ainda mais especial, tivemos além da professora Catarine Elaine, a presença da professora Lousinha, que nos proporcionou uma roda de conversa, dando oportunidade de dialogarmos sobre as experiências de vida relacionadas à carta”, avaliou.

WhatsApp Image 2023 09 11 at 11.05.36 1

Cartas criativas expostas na praça do município

Segundo a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, a ACE em Pedro II foi uma importante atividade que oportunizou reflexões acerca das ciências e tecnologias. “Os cursistas fizeram uma exposição de cartas e poesias, compartilhando conhecimentos e resgatando uma tecnologia usada por muitas gerações e que hoje é substituída por outras formas com o avanço das tecnologias. O fato do evento ter sido realizado em uma praça chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local e isso oportunizou que a comunidade participasse ativamente da atividade”.

O Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Daniel Castro, reitera que a atividade proporcionou que os participantes pudessem avaliar as mudanças ocorridas nas formas de se comunicar ao longo dos diferentes períodos históricos. “Atualmente, a forma de comunicação está diferente, devido a evolução tecnológica. Consequentemente, a forma de comunicação mudou. Porém, a carta foi durante muito tempo a principal forma de comunicação entre as pessoas, e quem viveu esse período sabe a emoção de receber uma carta”.

WhatsApp Image 2023 09 11 at 10.52.00 8

Profa. Lousinha e Prof. Daniel Castro

Para a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, atividades como essa são essenciais para a formação dos cursistas. “A proposta curricular dos cursos ofertados pelo Parfor precisa ser organizada de modo a oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista, oportunizando sua participação ativa no processo de organização da atividade pedagógica, bem como a aprendizagem dos conteúdos básicos da área em que atua, considerando a necessidade de planejar e efetivar seu trabalho didático-pedagógico na escola básica”.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 09 11 at 10.52.00 10