Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI sediará IX JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Inscrições gratuitas para alunos da Instituição

Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 14h24

IX Jubra

Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023, será realizado em Teresina-Piauí, na Universidade Federal do Piauí, o IX JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, que tem como tema “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias”.

O IX JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira é um espaço de debates e intercâmbios entre pesquisadoras/iês/es, estudantes/iês de graduação e de pós-graduação, profissionais e as juventudes interessadas em promover aprofundamentos e discussões acerca das juventudes brasileiras.

Além disso, tem como intuito:

• Articular pesquisadoras/iês/es, estudantes/iês, profissionais e jovens para a construção coletiva do IX JUBRA, centrando as discussões em torno dos temas que mobilizam as juventudes brasileiras;
  • Favorecer a construção de novos conhecimentos e subsídios para a produção de políticas para as juventudes e ações de enfrentamento de problemas que dizem respeito a esses segmentos da população;
  • Promover as condições para a criação de uma rede de pesquisadoras/iês/es das diferentes regiões do país, que estudam essa temática, constituindo uma associação sem fins lucrativos - a REDEJUBRA;
  • Contribuir para a manutenção do evento JUBRA no Brasil, em suas edições bianuais com a realização do IX JUBRA;
  • Promover um espaço de criação e divulgação de expressões artísticas e culturais de jovens participantes do Simpósio por meio das parecerias com Movimentos Sociais e Coletivos juvenis da região.

Serão três dias de uma intensa e interativa programação com Atividades Científicas e Culturais, Conferências de Abertura e encerramento, Grupos de Trabalhos e Mesas Redondas que serão apresentadas e debatidas em forma de Comunicação Oral nos vinte e um (21) Simpósios Temáticos.

O IX JUBRA é um evento de/para/com as juventudes, está previsto o JUBRA Cultural, que contemplará mostra audiovisual e apresentações artísticas de diferentes linguagens, que serão realizadas em parceria com Coletivos Juvenis, selecionados por meio de edital.

Faz parte da programação do IX JUBRA a eleição do mandato da Diretoria da Rede Nacional de Pesquisadores interessados nesta temática, a REDEJUBRA, para o biênio 2024-2026.

Após dois anos de pandemia, o JUBRA será presencial e sua organização está a cargo de pesquisadoras/iês/es, professoras/iês/es, estudantes, profissionais e jovens de movimentos sociais e de coletivos juvenis que trabalham com as realidades dos jovens. Em especial, fazem parte da Comissão Organizadora docentes das seguintes instituições: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDAR), Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Na UFPI participam das Comissões docentes de programas de pós-graduação em: Educação; Sociologia; Política Pública e Ciência Política, além dos Núcleos de Pesquisas: NUPEC; NEPEGECI; OBJUVE; ENGENDRE; NEGIF. Também participam da organização docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCAT. A inscrição para estudantes da gradução da UFPi será gratuita. Podem fazer a inscrição: profesores da Educação Básica, professores do Ensino Superior e demais profissionais, graduandos e pós-graduandos de diversas áreas.

Confira mais informações no site do evento.