Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR
Início do conteúdo da página

Parfor e PREG discutem a reformulação curricular dos cursos de licenciatura

Imprimir
Publicado: Sábado, 11 de Julho de 2020, 10h07

 

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (10) mais uma reunião de trabalho da coordenação institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UFPI com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular (Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha e Adelaide Maria de Sousa).

O objetivo central da reunião foi dar continuidade ao debate sobre a revisão curricular dos cursos ofertados pelo Parfor/UFPI, problematizando, notadamente, a reformulação do curso de Pedagogia à luz da Resolução CNE n. 02 de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

A reunião contou com a participação da Coordenadora da ANFOPE-Nordeste, Profa Dra. Celi Nelza Zulke Taffarel, que destacou o papel da entidade no desenvolvimento de estudos, pesquisas e debates sobre formação e valorização dos profissionais da educação e a sua importância na luta e enfrentamento aos desafios historicamente colocados no campo educacional. 

 

Coordenadora da ANFOPE-Nordeste Profa. Dra. Celi Nelza Zulke Taffarel

Os coordenadores do curso de Pedagogia dos campi da UFPI foram convidados a contribuir com o debate em face da necessidade de construção coletiva de um projeto institucional de formação: Geraldo do Nascimento Carvalho e Leonardo José Freire Cabó (Floriano), Isabel Cristina de Aguiar Orquiz (Picos) e Filadélfia Carvalho de Sena (Teresina). Também participaram os coordenadores do curso de Pedagogia de Parnaíba, Cleidivan Alves dos Santos e Luciana Cavalcante, a professora Patrícia Freitas e Gilvana Pessoa, Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFDPAR.

Compuseram o núcleo do Parfor/UFPI, a Coordenadora Geral do Programa, Glória Ferro, os Coordenadores de curso, Bartira Araújo (Geografia e História), João Benvindo (Letras-Português), Fabrício Rossi (Educação Física), Janete Paranhos e Maraisa Lopes (Pedagogia), as Coordenadoras locais Isabela Cristina Caldas (Luzilândia), Zeferina Barros (Bom Jesus) e Rossiana Ribeiro Lino (Uruçuí), a Secretária do Parfor, Lília Santiago e a Assessora de Comunicação, Jeissiane Ibiapina.

 

A professora Glória Ferro falou sobre a necessidade de uma reflexão consistente sobre o viés epistemológico dos marcos normativos e as disputas que estão postas no contexto atual para os cursos de formação inicial de professores para a Educação Básica e para a Pedagogia, em particular, e destacou a emergência da construção coletiva de um projeto institucional contra-hegemônico de formação.

 

 

Fim do conteúdo da página