Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > “PARFOR INDICA” - SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Início do conteúdo da página

“PARFOR INDICA” - SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Imprimir
Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 08h36

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram (@parfor.ufpi) e no facebook (Parfor/Ufpi)..

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem-vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (13 a 17/07), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Educação Física, indicados pelo coordenador do curso, Fabrício Eduardo Rossi. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

Livro: Educação Física e Corporeidade

 

Autores: Juliana Cesana, João Batista Andreotti Gomes Tojal e Alexandre Janotta Drigo

Sinopse: No trajeto entre o antigo e o contemporâneo, não foram só os objetivos das atividades físicas que se modificaram, mas também a compreensão de homem e de corpo, que influenciaram profundamente o desenvolvimento da Educação Física como área profissional e de conhecimento no Ocidente. Essa obra contemplará a discussão da corporeidade e Educação Física ao longo dos tempos.

 

Livro: Voleibol na Educação Física Escolar

Autores: Fernanda Moreto Impolcetto e Suraya Cristina Darido

Sinopse: A presente obra apresenta uma proposta de organização curricular do voleibol para as aulas de Educação Física escolar do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a partir do conhecimento de professores e da produção acadêmica da área da Educação Física.

 

Livro: Trabalhando com Lutas na Escola

Autores: Bruno Bohm Pasqualoto, Fernando Paulo Rosa de Freitas, Andreia Cristina Metzner e Alexandre Janotta Drigo

Sinopse: Os relatos apresentados pelos professores participantes deste trabalho trazem um pouco dessa reflexão profissional e oferecem uma ideia sobre o percurso de formação que estão seguindo, especificamente, para o ensino do conteúdo “lutas” nas escolas. Por trabalharem em diferentes tipos e níveis de escolas (municipais, estaduais, mantidas pelo terceiro setor e, na educação infantil, no ensino fundamental ou médio), apresentam ainda os saberes construídos nesse processo com especificidades advindas dessa diversidade de ambientes.

 

Livro: Teoria Social Cognitiva e Educação Física

Autor: Roberto Tadeu Iaochite

Sinopse: Este livro foi organizado, ao longo dos anos, a partir de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE/CNPq). O TSCPE desenvolve pesquisas no campo da formação de professores e práticas docentes ao longo do desenvolvimento profissional, bem como tem investigado os constructos da teoria em cenários diversos, como, por exemplo, escolas, programas de iniciação à docência, programas de pós-graduação, ensino superior e educação básica. Os estudos aqui apresentados foram planejados e desenvolvidos considerando os princípios básicos da teoria, tanto quanto as diretrizes oferecidas pela literatura para os mecanismos da autoeficácia, da autorregulação e do desengajamento moral. Os contextos específicos escolhidos foram a formação inicial, o início da docência e a prática escolar.

 

Livro: Padronização de Medidas Antropométricas e Avaliação da Composição Corporal

Autor: Ismael Forte Freitas Junior

Sinopse: Este livro é uma iniciativa do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região do Estado de São Paulo (CREF4/SP) como parte da comemoração dos vinte anos de regulamentação da profissão de Educação Física e é uma obra pensada para ser o “livro de cabeceira” daqueles que fazem avaliação física, seja escolares, atletas, praticantes de academias ou, simplesmente, pessoas que necessitam de uma adequada avaliação física por outras finalidades.

 

Fim do conteúdo da página