Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza produção de álcool para abastecer hospitais do Piauí
Início do conteúdo da página

UFPI realiza produção de álcool para abastecer hospitais do Piauí

Imprimir
Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 09h49

d4967acc-39b3-4b3c-bd5b-1070ee866cfb.jpg

Os laboratórios do Curso de Farmácia, Engenharia de Produção, Química, a Farmácia Escola e o Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), diante da alta procura por álcool após a pandemia de Coronavírus, iniciou a manipulação de álcool etílico a 70% líquido, em gel e glicerinado para abastecer hospitais, UBS e serviços essenciais da UFPI. A produção está sendo repassada para o Comitê Gestor de Crise (CGC) da Instituição, responsáveis pelo direcionamento do produto.

65360fcd-1a3c-4d0c-9a8f-b2cec54db2c2.jpg

Francisco de Assis da Silva Mota, Engenheiro Químico e Coordenador do curso de Engenharia de Produção.

“Buscamos suprir a falta de um produto que está em baixa no mercado. Não é, na atual conjuntura, fácil a obtenção de álcool com as exigências necessárias ao combate ao vírus”, explica Francisco de Assis da Silva Mota, Engenheiro Químico e Coordenador do curso de Engenharia de Produção.

9108186e-61bd-4bc2-b7af-e9c26da01075.jpg

Prof. Dr. Everton Araújo, Farmacêutico Responsável Técnico e Coordenador da Farmácia Escola

De acordo o Prof. Dr. Everton Araújo, Farmacêutico Responsável Técnico e Coordenador da Farmácia Escola, por ser estrutura de farmácia de manipulação e não de indústria, iniciou-se a rotina com meta de 60 litros de álcool em gel por semana. “Temos a expectativa de produzir de 120 a 150 frascos semanais do produto em embalagens de 500 mL e, principalmente, de tornar perene essa atividade produtiva no setor. Tenho certeza que a UFPI fará todo o possível para perpetuar essa atividade na Farmácia Escola”, frisa.

POSSE-320200110175913.jpg

Vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Segundo a Vice-Reitora e Coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, diante dessa pandemia de importância mundial provocada pelo Coronavírus a UFPI, por meio de sua comunidade acadêmica, não tem medido esforços para o enfrentamento no sentido de contribuir para diminuição da disseminação do vírus, como também no desenvolvimento de EPIs indispensáveis para segurança da população.

“Até o momento, a produção foi de 1000 litros, graças à doação do álcool pela empresa COMVAP, e de outros apoiadores que contribuíram com os envases. Parte dessa produção já foi doada para hospitais e para o abastecimento da própria UFPI. Além do álcool, cerca de 10.000 máscaras estão sendo produzidas pelo curso de Moda, design e estilismo da Instituição, explica a vice reitora.

 DOUTORADO-1720190408181147.jpg

Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima 

O Diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima explica que já foram produzidos 140 litros de álcool glicerinado para abestecer os hospitais e UBS da cidade. “Nesse momento o mundo tem se solidarizado com a pandemia causada pelo Civid 19, para o campus de Bom Jesus, contribuir com a doação de álcool glicerinado para os trabalhadores da área de saúde da região é a oportunidade de minimizar a situação atual”, disse.

eb8dee39-eba7-48a6-94a7-7a0ddf7731cf.jpg

Produção de álcool glicerinado em Bom Jesus

A produção do antisséptico consome parte dos insumos disponíveis nos laboratórios, por isso as equipes contam também com doações realizadas por empresas e órgãos parceiros.

posse_fadex-1520191113160719.jpg

Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes

“Fomos contatados pela Dra. Tatiana Chaves, da Vigilância Sanitária, sobre a possibilidade de produzirmos. A UFPI já possuía uma equipe de enfrentamento da crise que tratou da logística das matérias primas e distribuição dos produtos acabados. Destacamos que existe uma Nota Técnica da ANVISA que define todas as exigências as quais estamos cumprindo fielmente. Para a fabricação a empresa Comvap, do Grupo Olho D'água fez a doação do álcool, a Empresa Brilhante fez a doação das embalagens e a Águas de Teresina mobilizou um caminhão para o transporte. Estamos aguardando 1000 litros de álcool 70% da AMBEV. Além disso, muitas outras empresas e entidades têm ajudado bastante no combate à disseminação do coronavirus. Podemos citar o pessoal do Pense Piauí como um grande articulador das ações, bem como a FAPEPI (no suporte de recursos) e a FADEX (na campanha de arrecadação e gestão desses recursos)”, explica o Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, Diretor Técnico Científico da FAPEPI.

 c194df5f-8b16-402a-bf76-b69996c761cd.jpg

Produção de álcool em Gel na Farmácia Escola da UFPI

Sobre o impacto que essa iniciativa causa na sociedade, o pesquisador Francisco de Assis da Silva enfatiza que a ação é uma forma de apresentar que a IES, em sua base, é uma instituição pública que preocupa-se com a sociedade. “Nestes momentos, a ciência não foge de sua essência: proporcionar a evolução e melhorias da sociedade como um todo”, declara.

O farmacêutico responsável técnico e coordenador da Farmácia Escola da UFPI, Prof. Dr. Everton Araújo compartilha da mesma certeza que o Assis. Ele ainda reforça que além da iniciativa ter impacto real no bojo da Saúde Pública também é notório o engrandecimento que provoca na Farmácia Escola, ja que causa grande entusiasmo no corpo técnico e alunos da unidade.

Já o Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes destaca o fundamental papel da Universidade neste momento de crise, que contribui efetivamente na prestação de serviços à sociedade nesse momento crítico. “Podemos destacar a formação do pessoal de saúde que hoje está na linha de frente nessa luta. Seu corpo técnico e laboratórios estão envolvidos diretamente no combate a essa pandemia. O exemplo disso, é que vários de seus professores pesquisadores compõem grupos de discussão e desenvolvimento de soluções para a crise. Outro exemplo local é o compartilhamento de equipamentos como dois PCRs (equipamento padrão ouro) utilizados no diagnóstico do coronavirus cedido pela UFPI ao Governo do Estado", afirma.

8508dbaf-a826-4493-bcf3-93ab110360de.jpg

Ainda segundo o Prof. Dr. Everton, toda a equipe da Farmácia Escola está envolvida no Trabalho. “Temos uma equipe muito qualificada e aguerrida composta por mim, o Farmacêutico e Mestre Pablo Ricardo Barbosa, o técnico de Farmácia e Mestre Sean Telles Pereira. Também temos o engenheiro químico e mestre Carlos Alberto Leal e os seguintes bolsistas: Ceres Lima Batista, Ana Tárcila Alves de Almeida, Izabel Costa Barros, Lucas Mendes Feitosa Dias, Elenise Penha Viveiros e Andressa Amorim Santos os quais auxiliam muito sempre sob supervisão. No laboratório de Engenharia de Produção e Química temos a equipe composta por Francisco de Assis da Silva Mota, Francisco Francielle Pinheiro dos Santos, Francisco Cardoso Figueiredo, Rafaela Luiz Pereira Santos e o Técnico Kleber Craveiro da Cunha”, comenta.

 encontro_prf-1620200327174747.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas

“A produção de álcool etílico a 70%, líquido, em gel e glicerinado para abastecer hospitais, UBS e serviços essenciais da UFPI, nos laboratórios do Curso de Farmácia, Engenharia de Produção, Química, Campus Professora Cinobilina Elvas (Bom Jesus) e Farmácia Escola da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é uma das ações de grande impacto, realizada pela nossa comunidade acadêmica, no sentido de fortalecer as instituições publicas de saúde, nesse momento de enfrentamento da disseminação desse novo coronavirus em nosso estado. Essa ação, aliada a outras já implementadas e àquelas que estão sendo planejadas e articuladas pelo grupo de saúde da UFPI, em cooperação com outros órgãos do estado, contribuirão de forma decisiva para amenizar as consequências e abreviar a duração dessa crise provocada pela pandemia da COVID-19 . Nossos parabéns à toda a  comunidade ufpiana engajada nessa luta”, finalizou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas.

83e802c6-5807-4b82-8cc0-7c6c216a6b91.jpg

6be5b535-3db6-4aa4-b25e-a3698f17cdda.jpg

 6c6ce1b9-d7f0-465b-8e29-dfead85c8d5d.jpg

 68b37bb2-756b-4d16-997e-5208052e7b27.jpg

Fonte: Ascom UFPI

Fim do conteúdo da página