Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI forma turma de História em Bom Jesus

Parfor/UFPI forma turma de História em Bom Jesus

Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 11h44

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na noite da última sexta-feira (14), a solenidade de Colação de Grau de 18 professores da Educação Básica do curso de História em Bom Jesus.

A solenidade de outorga de grau aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) e foi presidida pela Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, representando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e contou com a presença do Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima, Diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, a professora Bartira Araújo da Silva Viana, coordenadora do curso de História do Parfor/UFPI e patronesse da turma, representando a Coordenadora Geral do Parfor, a professora Maria da Gloria Duarte Ferro, a professora Aldina de Figueiredo Cunha, paraninfa da turma, a professora Zeferina Maria de Barros, coordenadora local do Parfor em Bom Jesus, além do professor homenageado: Francisco Waldílio da Silva Sousa.

Na ocasião foi realizado também o descerramento da placa que ocorreu no Campus da Universidade Federal e contou com o discurso de agradecimento das professoras Bartira Araújo, Aldina de Figueiredo e Zeferina Barros. A turma por sua vez foi representada pelas palavras da formanda Gleide Mendes da Silva que também proferiu o juramento da solenidade.

Para o professor cursista Valter Santiago de Oliveira, a formação em História pelo Parfor/UFPI foi uma experiência única: “Me fez despertar e descobrir novos caminhos e novas metas. Hoje estou formado graças a esse programa. Me sinto muito grato e muito feliz. Esse curso foi um divisor de águas na minha vida. Atualmente com essa qualificação tenho um emprego e uma remuneração bem melhor. Sou extremamente grato ao Parfor por tudo, pois nesta formação pude me perceber como um ser capaz de me superar enquanto profissional e avançar na minha carreira profissional. A palavra que define o meu sentimento por esse curso é gratidão”, agradece Valter Santiago.

A turma de formandos tem como nome: “Os historiadores são recordadores profissionais daquilo que os cidadãos querem esquecer” e transformou a noite em uma emocionante cerimônia em que fortaleceu ainda mais o sentimento de “dever cumprido”.

Já a cursista Daiana Brauna da Costa afirma que esse momento da colação de grau está sendo imensamente feliz. “Estou vivendo um momento muito especial que é a minha formatura, é mais um sonho realizado em minha vida. Só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade de conseguir chegar até aqui, pois cursar história pelo Parfor foi uma grande oportunidade. Se não fosse esse programa eu jamais teria considerado fazer uma graduação”.

A coordenadora do curso de História e patronesse da turma, Bartira Araújo expressou sua alegria em ter contribuído para esse momento tão especial: “A solenidade de Colação de Grau é uma cerimônia acadêmica de caráter obrigatório para a outorga de grau aos bacharéis ou licenciados. No caso da Colação de Grau da turma de licenciatura de História do Parfor de Bom Jesus, a solenidade representou um momento repleto de emoção e felicidade, onde aflorou um sentimento de dever cumprido por permitir que 18 novos professores de História do interior do Piauí possam contribuir com a melhoria da educação nas escolas da rede pública do estado”.

Confira: Todas as fotos