Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Abertura do VIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI – Bom Jesus e Currais
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa também é assunto para criança

Imprimir
Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 08h57

 

 

Começou nesta terça (1), as ações de prevenção ao câncer de mama, realizadas em comemoração ao "Outubro Rosa". O objetivo é a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. A campanha é realizada em todo o mundo no mês de outubro, e o laço cor de rosa é o símbolo usado na luta e prevenção da doença.

Ao longo do mês, Unidades Básicas de Saúde, hospitais, empresas públicas e privadas, veículos de comunicação e escolas estarão com o foco voltado na prevenção destas doenças e promoção da saúde da mulher como um todo.

Por que falar com as crianças sobre o Outubro Rosa? Porque outubro é também o mês das crianças, e a criançada, cada vez mais curiosa e esperta, vai levar o assunto para dentro de casa, ajudando a conscientizar suas mães, avós, tias, irmãs etc. sobre a importância da prevenção.

 

 

A professora Érica Duarte do curso de Radiologia do Centro de Educação Profissional São Camilo, ministra entre suas disciplinas uma especifica de mamografia. E como forma de avaliação, e em alusão ao Outubro Rosa foi realizada uma feira pela turma, na escola, que abordou anatomia da mama, câncer de mama, mamografia e formas de prevenção do câncer de mama.

“O Lions clube fez um convite para que a escola participasse do Mutirão Nacional dos Lions Clube na Saúde que ocorreu na praça dos orixás, no parque Lagoas do Norte, abordando este conteúdo dentre outros. Então, os alunos participaram, sob minha orientação, deste evento, aberto a população, desde crianças até idosos” explica a professora.

 

 

A respeito da importância de abordar a questão da prevenção do câncer de mama ainda na infância, Érica Duarte afirma; “Desde cedo há uma conscientização sobre a possibilidade do surgimento da doença, seu conceito, causa e como prevenir, e quando este processo é feito ainda na infância a tendência é que esse movimento seja mais eficaz; há uma absorção mais fácil, mais rápida e que perdura; esta criança crescerá conhecendo os perigos do câncer de mama, mas sabendo que há cura e que quanto mais cedo a doença, for descoberta, maiores são as chances de cura”.

 

 

“O Outubro Rosa traz uma importante mensagem de conscientização para a prevenção do câncer de mama. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as brasileiras e se diagnosticado precocemente as estatísticas de cura aumentam substancialmente. A campanha acontece no corrente mês, mas é imprescindível que as mulheres estejam sempre atentas para os cuidados de prevenção”, enfatiza a professora.

 

 

Sobre a visão de Érica Duarte como mulher, radiologista, professora e mãe:

 

Enquanto mulher entendo que é de extrema importância esta conscientização, já que somos alvo desse tipo de câncer. O câncer de mama é um dos que mais matam e o motivo maior é a descoberta tardia. Porém, é importante lembrar que homens também podem ter câncer de mama, porém é mais raro porque estes não desenvolvem a glândula mamária, local onde este câncer mais atua. Contudo, com desenvolvimento da glândula (ginecomastia), os homens podem ser alvo, por isso devem também ficar atentos. Dessa forma, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Enquanto mãe de uma menina entendo que quanto mais cedo houver a informação mais ela é absorvida e maior a possibilidade da conscientização de fato; faço questão de informar a minha filha, de uma forma mais lúdica e dentro da sua realidade, para que ela cresça com essa ideia e sabendo da importância!

Enquanto professora, entendo que esse tipo de ação facilita o processo ensino-aprendizagem, já que os alunos se tornam protagonistas da disseminação da informação e através da prática reflexão, estimulamos a pesquisa, ao mesmo tempo em que eles também se conscientizam.

Para saber mais.

O Ministério Público Federal criou uma historinha para as crianças em alusão a importância da campanha. Acesse: http://www.turminha.mpf.mp.br/viva-a-diferenca/mulher/vo-zita-explica-o-outubro-rosa

 

Fim do conteúdo da página