Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Professores cursistas de Geografia realizam atividade acadêmica à margem do Rio Parnaíba

Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 10h46

Na última quarta-feira (16), alunos do Curso de Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI realizaram uma atividade acadêmica no espaço urbano da Cidade de Luzilândia/PI.

A atividade foi produzida pela disciplina Teoria e Método, ministrada pelo professor Dr. Raimundo Lenilde de Araújo e desenvolvida com o objetivo de articular os fundamentos teóricos com os fundamentos empíricos.

Na abordagem teórica foram estudadas as principais teorias que dão identidade a Geografia, desde fundamentos relacionados com o positivismo, complementados e/ou articulados com os conceitos de Geossitema, discussões numa leitura de dialética, além de abordagem na perspectiva fenomenológica, dentre outras.

“Ao final da atividade empírica e das discussões produzidas bem como de toda a compreensão da dinâmica do espaço geográfico, os discentes destacaram a contribuição e a possibilidade de entender os fundamentos de Teoria e de Método da Geografia. Nesse contexto, proporciona a formação docente de boa qualidade e, além disso, contribuir significativamente para atitudes proativas em defesa da natureza e da docência”, afirmou o professor formador Raimundo Lenilde de Araújo.

Alex Cunha da Rocha, professor cursista de geografia relata: “Fizemos uma aula de campo bem dinâmica conhecendo pontos relevantes da cidade, no qual envolvia sobre o assunto ministrado pelo professor, Teoria dos métodos na geografia. Observamos vários pontos da cidade, como a beira do rio Parnaíba, a igreja como centro histórico e o mercado publico. Com essa atividade aprendermos a ensinar de forma criativa e inovadora os conteúdos de geografia na Educação Básica”.