Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Edufpi realiza lançamentos de produções de núcleos de estudos
Início do conteúdo da página

Parfor/UFPI realiza VII Seminário Interdisciplinar em Parnaíba

Imprimir
Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h13

O Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor/UFPI) realizou nesta sexta (31) o VII Seminário Interdisciplinar (SIMPARFOR), na cidade de Parnaíba no Campus Ministro Reis Veloso.

O evento é uma atividade de encerramento do período letivo realizada em todos os polos e campi da UFPI com o objetivo de socializar a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do Parfor da UFPI e tem como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo Parfor no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral.

A palestra “O novo ensino médio e o papel do professor perante as novas perspectivas de ensino” foi ministrada pelo Prof. Dr. Alan Lobo de Souza com a coordenação da Profa. Dra. Jóina Freitas Borges e relatores: Prof. Dr. Cleidivan Alves dos Santos e Prof. Me. Leonardo José Freire Cabó.

Para a aluna cursista de Pedagogia, Gardênia Vieira, o SIMPARFOR é de grande importância na preparação da sua desenvoltura em apresentações acadêmicas, pois afirma que mesmo estando no sétimo período a ansiedade ainda atrapalha. Disse ainda, que nesta edição a palestra se encaixou perfeitamente no que foi tratado no trabalho da sua equipe. “Nosso trabalho fala da evasão do ensino médio em relação a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos e a explanação do professor Alan Lobo nos esclareceu muitos pontos necessários”, afirma a cursista.

Segundo a professora formadora Norma Soares o evento é uma oportunidade enorme de troca de conhecimentos. “Como sempre o Parfor tem uma organização perfeita com relação ao SIMPARFOR, que é um momento em que os alunos tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos intelectuais e os professores por sua vez participam de uma forma prazerosa, pois é o resultado de seu trabalho e isso faz com que nos motive cada vez mais. Ver nossos alunos participando não só de uma forma passiva como ouvintes, mas principalmente fazendo produção cultural e intelectual que é o resultado desse brilhante evento”, disse a professora.

A sessão de comunicação oral e pôsteres ficaram sobre a avaliação dos professores: Mairton Celestino da Silva, Agostinho Júnior Holanda Coe, Jóina Freitas Borges, Lorena Maria de França Ferreira, Ivanilda Sá Quixaba Ferreira, Cleto Sandys Nascimento de Sousa, Eugênia Bridget Gadelha Figueiredo, Edmara de Castro Pinto, Fernando Lopes e Silva Júnior, Gilvana Pessoa de Oliveira, Norma Patrícya Lopes Soares, Edmar Souza das Neves, Cleidivan Alves dos Santos e Leonardo José Freire Cabó.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do parfor na UFPI, enfatizou que “a iniciativa do SIMPARFOR é parte da tentativa de garantir uma formação superior fundamentada no ensino, pesquisa e extensão, base de toda graduação, e também de inserção dos cursistas do Parfor na cultura acadêmica”.

As coordenadoras Bartira Araújo do curso de História e Janete Paranhos do curso de Pedagogia foram as responsáveis por entregar a premiação aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de acordo de acordo com a avaliação das bancas examinadoras.

 

Confira a cobertura completa: VII SIMPARFOR - Parnaíba

Fim do conteúdo da página