Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Alunos do Parfor/UFPI realizam aula de campo em Bom Jesus

Alunos do Parfor/UFPI realizam aula de campo em Bom Jesus

A turma de Licenciatura em História do campus Cinobelina Elvas, na manhã do dia 24 de janeiro de 2019, realizou visita técnica em três espaços da cidade de Bom Jesus-PI, são eles: Bairro Morro do Frei (Residencial Bom Jardim), Bairro Lindomar Coelho (popularmente conhecido como Chapadinha) e o Centro, mais especificamente a Praça Sete de Setembro onde fica localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês.

A atividade fez parte da disciplina História e Cidade ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Waldílio da Silva Sousa. No sentido de perceber as contradições e ambiguidades da cidade concebida sob a ótica burguesa, de forma geral, esta Visita Técnica teve como objetivo conhecer diferentes espaços da cidade de Bom Jesus/PI e, de forma específica, fomentar a crítica e a reflexão acerca da constituição/construção da cidade na atualidade, “inventada” a partir da ideia de modernidade e de progresso arraigados na sociedade contemporânea.

Bom Jesus é uma cidade que experimenta, há pelo menos três décadas, a expansão do agronegócio, que ao movimentar seus milhões anualmente, não é capaz de proporcionar, concretamente, o desenvolvimento local. As diferenças entre os bairros Bom jardim e Chapadinha são exemplos de como a modernização/modernidade explicita as desigualdades e as injustiças sociais, traço marcante do tipo de “progresso” que a cidade capitalista produz.