Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > Alunos do Curso de Ciências Biológicas são aprovados na Seleção da SEDUC
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI publica artigo em periódico de renome internacional

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2013, 12h14

O professor do campus de Floriano, Daniel Fortier, é um dos autores do artigo " Crocodylian diversity peak and extinction in the late Cenozoic of the northern Neotropics", publicado recentemente na revista Nature Communications, um dos mais importantes periódicos da área de Paleontologia.

A importância do artigo se deve à coleta, em 2006, de fósseis de duas novas espécies de crocodilos e jacarés feita por pesquisadores venezuelanos. Em 2007 o professor Daniel Fortier foi convidado para integrar a pesquisa.

Segundo o professor, durante o Mioceno (23 - 5 milhões de anos atrás) o norte da América do Sul apresentava uma incrível fauna de crocodilianos, formada por mais de 14 espécies, e completamente diferente da fauna recente deste grupo, formada por jacarés e crocodilos.

"No Mioceno ocorriam formas primitivas de jacarés, incluindo formas gigantes com mais de 12 metros de comprimento, crocodilos de focinho alongado e os gaviões, espécies com focinho muito alongado que são encontrados recentemente apenas na Índia", afirmou o professor.

Daniel ainda explica que na passagem do Mioceno para o Plioceno toda a fauna de crocodilianos da região foi extinta, provavelmente causada pelas mudanças ambientais ligadas ao levantamento dos Andes. Após a extinção, se registra elementos da fauna moderna de crocodilianos.

Confira o artigo completo por meio do link http://www.nature.com/ncomms/journal/v4/n5/full/ncomms2940.html

Fim do conteúdo da página