Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação do Campo
Início do conteúdo da página

Educação do Campo

Imprimir
Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h53

Coordenadora do Curso

Mônica Núbia Albuquerque Dias

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Especialista em Psicopedagogia Institucional e em Docência no Ensino Superior, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí - UFPI - Classe B Assistente Nível 001 - campus Amilcar Ferreira Sobral - CAFS - Floriano/PI no curso: Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC - Disciplinas: Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Psicologia da Educação, História da Educação, Gestão e Organização da Escolas do Campo e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da educação do campo. E-mail: 

 

Telefone:

E-mail:  

 

Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti

Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza (LEDOC), do Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí. Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica, da área de Educação do Campo, do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI). Doutoranda em Educação (PPGEd/UFPI). Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Epistemologia da Prática Profissional (NIPEPP/UFPI). Participou do Observatório da Educação (OBEDUC/UFPI), investigando sobre as concepções a cerca das Escolas de Tempo Integral na cidade de Teresina-PI. Atualmente, atua na linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa. Temáticas de estudo: Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Educação a distância, TICs na educação, Metodologias de ensino. E-mail:

 

Amando Oliveira Matias

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Tem experiência na área de Micologia, com ênfase na fitopatologia do gênero Phytium. Atuando, principalmente, no manejo de doenças fúngicas em tecidos radiculares de mandioca. E-mail:

 

Francisco Erlon Barros

Possui graduação em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é doutorando em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor assistente na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - lotado no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) desde Maio de 2010, onde leciona as disciplinas de Metodologia Científica, Filosofia da Educação, Fundamentos Antropológicos da Educação, Sociologia Geral e da Educação, EJA, Educação do Campo, TCC e Ciência Política. Atualmente foi cadastrado com pesquisador do CNPq após aprovar projeto financiado de criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (CHAMADA CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014) para os anos de 2015/2016. Exerceu a função de Assessor de Extensão do CAFS (2011-2014) e coordenou o programa de extensão, aprovado com recursos do MEC/SESu nos Editais de 2011 e 2013, denominado de "Programa de Formação para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PROEXT - RURA)L, organizando dois eventos nacionais com financiamento da CAPES e FAPEPI (dentre outros) sobre o tema do projeto, com ampla repercussão e participação. Possui ainda destacada experiência em Pedagogia Social, Educação do Campo, Elaboração de Projetos (inclusive com participação na elaboração de dois projetos de Doutorado Interinstitucional aprovados entre UFPI/UFRJ e UFPI/USP), Políticas Urbanas e Assessoria Parlamentar. E-mail  

 

Joana Darc Socorro Alexandrino de Araújo

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Magistério - Universidade Federal do Piauí (UFPI/1994) com Habilitação em Supervisão Escolar (UFPI/1996). Especialização em Docência do Ensino Superior - Universidade Estadual do Piauí (UESPI/1998). Mestra em Educação (UFPI/2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí, lotada no Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano (PI). Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos campos: Didática e Ensino, Fundamentos da Educação, Prática Pedagógica, Prática docente, Gênero Classes Multisseriadas e Educação do Campo. E-mail:

 

Júlio Fernando Vilela

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). De 2011 a 2015 se manteve no departamento de Genética da UFRJ como pesquisador pós Doutor, bolsista PAPD CAPES/FAPERJ, desenvolvendo projetos ligados à sistemática e evolução de mamíferos. De 2015 a 2016 atuou como Pesquisador Pós-Doutor no Integrative Research Center do Field Museum of Natural History, Chicago - IL - USA como Bolsista CNPq Programa Ciência sem Fronteiras. Durante este ano no exterior manteve a linha de pesquisa em sistemática e evolução de mamíferos, porém utilizando técnicas novas como NGS (Sequenciamento de Nova Geração), montagem de genomas e extração e sequenciamento de DNA antigo (originado de espécimes depositados em coleções). Até julho de 2018 atuou como bolsista CNPq no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio com Planos de Ação Nacionais para a Conservação de Espécies Ameaçadas, visando o aprimoramento e o estabelecimento de políticas públicas para a melhoria do estado de conservação de diversos táxons. Possui experiência docente em palestras, cursos, aulas teóricas e práticas nas áreas de Evolução, Genética, Geociências e Zoologia em níveis de graduação e pós-graduação. Trabalha ativamente em campo, laboratório molhado, laboratório seco (=computacional) e coleções, com preparação de espécimes testemunho e curadoria. Desenvolve projetos nas áreas de taxonomia, sistemática e evolução de mamíferos com a utilização de ferramentas multidisciplinares, envolvendo sistemática molecular, filogenética, citogenética, morfometria e bioinformática incluindo análises computacionais estatísticas e evolutivas, com familiaridade em programação para análises moleculares e montagem de genomas. Na área técnica constam trabalhos de prestação de serviços e consultorias para identificação de espécies de mamíferos e confecção de EIA/RIMA (estudos e relatórios de impacto ambiental) bem como revisão de artigos científicos, avaliação de trabalhos, projetos e participação em bancas. Assumiu em julho de 2018 a posição de Professor Adjunto DE no Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano) - Universidade Federal do Piauí - UFPI. E-mail:

 

Jussiara Candeira Spindola Linhares

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2007), especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Piauiense (2008) e mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral - Floriano. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ambientes aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Rios, Manguezais, Peixes, Crustáceos, Ecologia Reprodutiva, Teoria de história de vida. E-mail:

 

Marcones Ferreira Costa

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2012), Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (2015), Doutorando em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Recursos Genéticos Vegetais. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Piauí. E-mail:

 

Maria do Carmo Gomes Lustosa

Doutoranda em Química Orgânica (2018-2022) pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, atua na linha de pesquisa de fungos endofíticos associados a plantas e organismos marinhos. Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Atualmente é Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí e Tutora a Distância do Curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância CEAD/UFPI. E-mail:

 

Michelle De Paula Madeira

Doutoranda do Programa de Ciência e Engenharia de Materiais (UFPI). Mestrado em Física pela Universidade Federal do Piauí (2014) e Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Piauí (2011). Docente Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (Campus de Floriano). E-mail:

 

Saulo Albuquerque Gomes

Possui mestrado em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Presidente Prudente - SP. Especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Professor efetivo de Sociologia no curso de Licenciatura e Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Piauí, campus de Floriano. E-mail:

Fim do conteúdo da página