Página inicial > Últimas Notícias - CTF > UFPI e CODEVASF realizam entrega de colmeias para egressos do CTF

UFPI e CODEVASF realizam entrega de colmeias para egressos do CTF

Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 20h39

Imagem 1

Na manhã da segunda-feira (11) a Universidade Federal do Piauí, juntamente com a  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizaram a entrega de 250 colmeias para egressos do Colégio Técnico de Floriano-PI (CTF).

Com investimento de R$ 92,5 mil, as colmeias beneficiam 15 ex-alunos do curso técnico de Agropecuária, desenvolvido no CTF, por meio do programa Jovem Empreendedor Rural, além de sete comunidades locais que atuam nesta cadeia produtiva.

Imagem 2

O Reitor, Gildásio Guedes, pontuou que a parceria entre as instituições contribui para fortalecer a atividade dentro e fora do ambiente acadêmico. “É um trabalho que requer carinho e cuidado pois é uma das áreas de produção que a Universidade tem interesse em virtude da alta procura do mel piauiense em todo Brasil. Nosso estado vigora entre os três maiores produtores do país e esse tipo de atividade junto à comunidade é importante para os projetos desenvolvidos pela academia e via Codevasf”, disse.

Imagem 3

Da esquerda para a direita, o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, o reitor da UFPI, Gildasio Guedes e o coordenador do projeto, Prof. Laurielson Chaves Alencar

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destacou os investimentos realizados na apicultura no estado. “A cultura do mel é realidade em 142 municípios piauienses. A iniciativa de hoje faz parte do cronograma de entrega de dez mil colmeias destinadas a associações e prefeituras, em 2023, que impactará significativamente nas próximas safras”, explica.

Imagem 4

Superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho e egressos contemplados

O coordenador do projeto Jovem Empreendedor Rural, Prof. Laurielson Chaves Alencar pontuou que o projeto conta com a parceria da Codevasf desde o início e foi expandido para atender solicitações de egressos das escolas e associações. “Em 2023, a iniciativa recebeu um apoio significativo da Codevasf, que estão doando duzentos e cinquenta kits, permitindo a continuidade do projeto e a contemplação de mais jovens com perfil para a criação de abelhas”, explicou.

Egresso do curso técnico de Floriano, Israel Pereira, explica que teve a oportunidade de participar do Grupo de Trabalho em Apicultura (GTA) que envolve estudos e práticas relacionados à cadeia apícola. “Este projeto desempenha um papel crucial ao proporcionar aos alunos experiências práticas na matéria de apicultura, nos levando até comunidades para realizar captura de enxames. A iniciativa não apenas destaca a importância do mel para nosso município, mas também contribui para a cidade em termos de lucro”, destacou.

Imagem 5

Prof. Laurielson Chaves Alencar e Egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano

Desde 2012, o projeto Jovem Empreendedor Rural tem sido uma iniciativa para jovens recém-formados nos cursos técnicos de Agropecuária e Apicultura da UFPI, com aptidão para a criação de abelhas. Cada participante recebe um kit apícola composto por cinco colmeias completas, um fumigador e um macacão apícola. Ao longo dos anos, mais de 30 jovens foram beneficiados, além de 40 famílias que dependem dessa atividade nos municípios do território Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O projeto não se limita apenas à doação de materiais, mas também proporciona capacitação aos beneficiados, além de acompanhar de perto a produção e venda dos produtos.

Confira mais imagens:

Imagem 5