Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Alunos do EJA-SHALOM visitam a Fazenda Experimental do CTF

Alunos do EJA-SHALOM visitam a Fazenda Experimental do CTF

Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 11h27

Na última sexta-feira, 01 de setembro de 2023, os alunos da Comunidade Terapêutica Shalom (Anexo José Francisco Dutra - Floriano), do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), em Horticultor Orgânico, realizaram uma visita técnica à fazenda experimental do Colégio Técnico de Floriano (CTF). O curso FIC-Horticultor Orgânico está sendo ofertado pelo CTF em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Floriano/PI.

figura 1

Figura 1. Alunos do EJA-Shalom no CTF de saída para a fazenda experimental. Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

Os alunos, acompanhados pela professora do curso Regilene Bento Barbosa, foram recebidos pelo professor Hozano de Souza Lemos Neto, supervisor do Eixo de Recursos Naturais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrada a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do CTF, que conduziu a visita as principais instalações da Fazenda. Na ocasião, os estudantes também compartilharam diversas experiências com os técnicos Carlos Magno e Jairo que trabalham na fazenda.

figura 2

Figura 2. Alunos do EJA-Shalom na fazenda do CTF acompanhados pelo professores Hozano Neto e Regilene Barbosa. Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

A vivência teve como objetivo apresentar aos alunos a produção agrícola, infraestrutura e os trabalhos desenvolvidos pelo CTF/UFPI e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula de forma prática. Assim, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações dos setores de bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, suinocultura, apicultura, olericultura e agroindústria.

Figura 3

Figura 3. Setor de bovinocultura (esquerda superior), suinocultura (direita superior) e olericultura (esquerda e direita inferior). Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

Figura 4

Figura 4. Alunos do EJA-Shalom conhecendo a casa do mel. Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

“Visitas técnicas como esta, permitem aos alunos vivenciar aquilo visto na teoria, tirar dúvidas, questionamentos e consolidar os conhecimentos adquiridos. Além de despertar o interesse dos discentes pela área, mostrar os diversos ramos e oportunidades que o setor agrícola possui e fazerem considerar que sua realidade pode ser transformada a partir dos conhecimentos adquiridos no curso, podendo torna-lo sua profissão.” Destaca a professora Regilene Bento Barbosa.

“Os alunos ficaram bem otimistas com a visita, pois tiveram a oportunidade de visualizar na prática diversas questões estudadas em sala de aula, conhecendo o nosso principal laboratório de aulas práticas que é a fazenda experimental”. Destaca o professor Hozano Neto.

O professor destaca também a importância da educação como uma prática inclusiva, participativa e transformadora. São com experiências como essa que podemos vivenciar uma educação transformadora, mudar a realidade de muitas pessoas e da comunidade onde elas vivem, conforme já dizia Paulo Freire, “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo.”

Vale ressaltar que, todas essas atividades vêm sendo realizadas dentro do Projeto de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), que está sendo desenvolvido pelos três Colégios Técnicos vinculados à UFPI e resultou da aprovação do Edital n. 17 de 2022 do MEC/SEB, no qual a UFPI participou e visa impulsionar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional, destacando-se metas primordiais do Plano da Educação, como: ampliar as oportunidades de acesso, permanência e conclusão nos três segmentos da EJA, incentivar a oferta de EJA Integrada à Educação Profissional, com disponibilidade articulada nos municípios e estados, além de promover a elevação do nível de escolaridade de jovens, adultos e idosos, em conjunto com a educação profissional. O professor finaliza agradecendo em nome de toda a equipe e destaca que o CTF está de portas abertas para compartilhar conhecimento e difundir tecnologias a comunidade externa.