Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Estatística e Melhoramento e PPG em Ciências Agrárias, promovem o “I Fórum Internacional de Tecnologias para Ciências Agrárias do CPCE”

Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 10h27

O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Estatística e Melhoramento (NPE³M) por meio do Programa de Pós Graduação em Ciência Agrárias (PPGCA) realizará no dia 18 de julho de 2023 o “1st CPCE International Forum on Technologies for Agricutural Sciences”. Este evento visa promover a disseminação e o intercâmbio de conhecimentos sobre tecnologias voltadas para as ciências agrárias, por meio de palestras de pesquisadores atuantes na Espanha; apresentar as últimas inovações e avanços no campo das tecnologias agrícolas, com foco especial no uso de imagens multiespectrais para análise de características em plantas e, na micropropagação de espécies de interesse agrícola e florestal; além de  fomentar o debate e a reflexão sobre o papel dessas tecnologias no enfrentamento dos desafios climáticos e no desenvolvimento sustentável do setor agrícola.

O evento contará com a participação do professor Rubén Ruíz González, Doutor em Telecomunicações pela Universidade de Valladolid (Espanha) e pesquisador da Universidad de Burgos (Espanha), que irá participar da conferência de abertura falando um pouco sobre o tema: “Inteligencia artificial em las ciencias agricolas”. Marco Martín Fernández, Graduado em Engenharia Eletrônica Industrial e Automática  pela Universidad de Burgos (Espanha) técnico em Mecanização e técnico superior em Automatização e Robótica Industrial, realizará uma palestra com o tema: “Desarrollo de una Cámara Multiespectral de Bajo Coste para Análisis de Características en Plantas”, e a bióloga Antonia Maiara M. Nascimento, que é doutora pela Universidad del País Vasco (Espanha),  apresentará sobre o tema “Micropropagación de especies de interés agrícola y forestal: un reto frente al cambio climático”.

notícia.jpg

Imagem: Banner divulgação do I Fórum Internacional de Tecnologias para Ciências Agrárias do CPCE

O Fórum Internacional de Tecnologias para Ciências Agrárias do CPCE é uma integração de ações vinculadas ao projeto de pesquisa “Seleção de genótipos de plantas ornamentais de vaso resilientes às altas temperaturas do sudoeste piauiense utilizando métodos convencionais e de visão artificial associados a machine learning”, fomentado pelo CNPq e o projeto de extensão NPEMais – Consultoria e cursos em estatística e melhoramento de plantas - PREX/UFPI de coordenação dos professores Priscila Alves Barroso e Artur Mendes Medeiros.

O fórum ocorrerá no auditório central do Campus professora Cinobelina Elvas - CPCE, a partir das 14:00 horas. As inscrições poderão ser realizadas no período de 03/07/2023 a 12/07/2023 acessando a página do SIGAA – UFPI.

A) PÚBLICO EXTERNO: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > acesso à área de inscrições em cursos e eventos > ainda não possuo cadastro (faça seu cadastro) > entre com o e-mail e senha > clique no desejado.

B) PÚBLICO INTERNO: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > ações de extensão > inscrições online > inscrever em ações de extensão.

Para maiores informações sobre o evento acesse as redes sociais do NPEM (@npem_mcest_ufpi): https://www.instagram.com/npem_mcest_ufpi/ .