Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Atividades Acadêmicas retornam à normalidade a partir desta quarta-feira, 30/05/18 no CPCE
Início do conteúdo da página

Evento Científico e Cultural Revela a Potência e Importância Social da UFPI

Imprimir
Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 17h44

suifp 120191126173131

Termina o SI-UFPI e continua o compromisso da universidade com a democratização do conhecimento para o bem-viver

Do dia 19 ao dia 21 de novembro de 2019 ocorreu na UFPI, no Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus/PI), os Seminários Integrados da UFPI (SI-UFPI), composto pelos seguintes eventos: XXVII Seminário de Iniciação Científica (SIC), XI Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), IX Seminário de Extensão (SEMEX), VI Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), V Encontro de Iniciação à

 Docência (ENID), II Seminário de Residência Pedagógica (SERP) e III seminário de Pós Graduação do CPCE.

Na ocasião a universidade deu mostra de sua vitalidade científica e cultural e revelou-se como um espaço estratégico para a democratização do conhecimento no sul do PI. O Campus Profa. Cinobelina Elvas foi, durante o SI-UFPI, enriquecido como um espaço de debate e livre pensar, como: lugar privilegiado para a divulgação científica e tecnológica; contexto de fruição artística; e território de diálogo de saberes entre universidade e comunidades (rurais e urbanas) do sul do PI.

No Seminário de Extensão e Cultura foram aprovados e apresentados 62 trabalhos, oriundos da atividade de extensão e cultura do CPCE, na forma de banners e comunicações orais, nos eixos da educação, saúde, cultura e outros. Os resultados dos trabalhos evidenciam que estudantes e docentes das universidades têm assumido o desafio de buscar soluções para os problemas coletivos vivenciados pelas comunidades socialmente vulneráveis, a partir de métodos participativos e dialógicos. Questões relacionadas à produção agrícola, ao incremento das atividades educativas das escolas, à inclusão de pessoas com deficiência, à socialização dos meios de produção teatrais, entre outros temas, foram abordadas nestes trabalhos. O Semex contou ainda com uma feira agroecológica camponesa e com um espaço de roda de conversa e socialização das práticas de produção e cura populares (sementes crioulas; saúde popular a partir de fitoterapia; partos naturais). E para valorizar a expressão estética e política do sul do PI, o evento contou ainda com um concurso de poesia e fotografia, orientado pela temática “educação, resistência e diversidade”.

No Seminário de Iniciação Científica (SIC) foram aprovados e apresentados 110 trabalhos, oriundos das atividades de pesquisa do CPCE, na forma de banners e comunicações orais, nos eixos ciências agrárias e ciências biológicas. No Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI) foram aprovados 07 trabalhos, oriundos das atividades de tecnologia e inovação do CPCE, na forma de banners. Os resultados dos trabalhos evidenciam que estudantes e docentes da universidade têm assumido o desafio de buscar soluções para os problemas levantados por comunidades, empresas e etc.

No Encontro de Iniciação à Docência (ENID) foram aprovados e apresentados na modalidade pôster 18 trabalhos provenientes das metodologias utilizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), na qual 09 são do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e 09 do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Na oportunidade socializamos os resultados dos projetos desenvolvidos nas escolas do campo desse programa, tais como projetos de leitura e escrita, utilização de textos sociocientíficos como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem e a contribuição de outras estratégias metodológicas.

O Seminário da Pós-graduação do CPCE ocorreu em sua terceira edição e consigo trouxe sete palestrantes que abordaram temáticas atuais e novas formas de perceber a ciência do futuro. Nesta oportunidade tiveram presentes 130 participantes, sendo eles docentes, alunos de iniciação científica dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Biologia e pós-graduandos em Ciências Agrárias. O clímax do evento destacou o cenário atual da pós-graduação, no qual os docentes e discentes precisam unir forças no sentido de transpor os novos desafios propostos pelas agências reguladoras e continuar fazendo uma pós-graduação de excelência.

siufpi 220191126173424

Figuras 1: Início das solenidades de abertura, compondo a mesa Prof. Luciana Barboza, Prof. Everaldo Moreira, Prof. Stélio Bezerra, Prof. Marcos Jácome e Prof. Arnaud Azevedo.

 siufpi 320191126173636

Figuras 2: Início da solenidade de abertura.

siufpi 420191126173911

Figura 3. Foto de encerramento das atividades do III SPCPCE

 

No Seminário de Residência Pedagógica (SERP) foram aprovados e apresentados na modalidade pôster 17 trabalhos, oriundos dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), 09 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e 08 do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Os trabalhos de um modo geral abordaram sobre a contribuição do programa para a formação docente e para a melhoria da qualidade da educação básica.      

Por sua vez, no Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE) houve apresentação de quatro banners com relatos de experiências vivenciadas pelos beneficiados da Bolsa de Incentivo a Atividades Socioculturais e Esportivas – BIASE que visa incentivar atividades voltadas para assistência estudantil na UFPI. Além disso, foi realizada uma oficina de relaxamento que contou com a presença de discentes, docentes e terceirizados do campus CPCE. Na oportunidade, os participantes puderam também refletir sobre a importância do autocuidado.

O SI-UFPI - evento construído solidaria e coletivamente entre professores/as, técnicos/as, estudantes e comunidades – deu mostra da vitalidade da universidade pública, gratuita e de qualidade brasileira, fortalecendo-a em função social de democratizar o conhecimento (científico, filosófico, artístico e tecnológico) em favor do bem-viver. No Instagram do evento podem ser conferidos os registros fotográficos da atividade (@siufpicpce) que reafirma a UFPI como um patrimônio científico e cultura o PI e do Nordeste.

Outros seminários semelhantes aconteceram simultaneamente em todos os campi da UFPI (Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano). Ao todo, foram 10939 pedidos de inscrições, sendo 8385 homologadas.

 

Veja Aqui: Resultado das Premiações SEMEX - 2019 UFPI/CPCE.

 

Comissão organizadora SI-UFPI – CPCE/UFPI.

 

 

Fim do conteúdo da página