Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Neurologista da UFPI/UFdPAR teve artigo sobre Cefaléia em pacientes infectados com COVID-19 aprovado na revista "Headache Medicine"
Início do conteúdo da página

Neurologista da UFPI/UFdPAR teve artigo sobre Cefaléia em pacientes infectados com COVID-19 aprovado na revista "Headache Medicine"

Imprimir
Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 11h25
O neurologista e Prof. Dr. Raimundo Silva Neto publicou com seu grupo de pesquisa, composto por alunos do curso de Medicina da UFPI/UFdPAR, a primeira revisão brasileira sobre Cefaléia em pacientes infectados com COVID-19. O artigo teve aceitação imediata pela revista "Headache Medicine" e já está disponível online. O  objetivo da pesquisa foi  identificar a prevalência da cefaleia e conhecer suas características clínicas em paciente com COVID-19, disponíveis na literatura.
  
O metódo utilizado para obter os resultados foram feitos com base em uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados médicos e utilizando os descritores “headache and coronavirus”, “headache and 2019- nCoV”, “headache and SARS-CoV-2”, “headache and coronavirus and 2019-nCoV” and “headache and coronavirus and SARS-CoV-2” incluímos artigos publicados entre janeiro de 2019 e abril de 2020. Foram encontrados 94 artigos, mas apenas 13 preencheram os critérios de inclusão.
 
Segundo o estudo, a prevalência de cefaléia foi 7,7% em uma amostra de 3.105 pacientes com COVID-19. 
 
O Prof. Silva Neto, que acaba de ser aprovado no Programa de Pós-Doutorado na Universidade de Havard, conduziu o trabalho com os estudantes de medicina, Sarah Nilkece, Diego Afonso, Simone Silva, Bárbara Louise e Larisse Giselle.
 
Fim do conteúdo da página