Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Fadex lança campanha “ Fundo de Enfrentamento ao Coronavírus no Piauí”

Fadex lança campanha “ Fundo de Enfrentamento ao Coronavírus no Piauí”

Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2020, 11h51

fadex campanha.png

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX ), instituição de apoio a programas e projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), anunciou nesse domingo (22), a campanha “Fundo FADEX de Enfrentamento ao coronavírus no Piauí”.

De acordo com o Superintendente da Fadex, Prof. Dr. Samuel Pontes do Nascimento, o Fundo criado pela Fadex tem o objetivo de apoiar inciativas da sociedade civil piauiense no enfrentamento à iminente crise do coronavírus.

“Como Superintendente da FADEX, e em entendimento com o Reitor da UFPI, decidimos colocar a estrutura da Fundação para prestar esse serviço à sociedade piauiense porque estamos vendo toda a situação de uma posição estratégica, sob a ótica das evidências científicas. Temos nas mãos a capacidade de unir conhecimento e ação de alta qualidade. É um momento crítico, e podemos fazer a ponte entre academia e a sociedade civil com resultados de grande impacto”, disse.

equatorial_evento-1220200220183049.jpg

Superintendente da Fadex, Prof. Dr. Samuel Pontes do Nascimento

Segundo Samuel Pontes, a proposta é obter apoio financeiro para ações relacionadas à aquisição de produtos hospitalares de proteção individual. “A Fundação está articulada com lideranças da Rede Pense Piauí para adquirir matéria prima, produzir e distribuir equipamentos de proteção individual, como máscaras, aventais e protetores faciais que serão utilizados pelas equipes de saúde. A demanda prevista pelos órgãos de saúde não será suportada pelos fornecedores tradicionais, por isso essas ações de cidadania precisam ganhar escala e volume. Precisamos fazer convergir às diversas iniciativas, para que possamos produzir milhares de kits de segurança”, explica.

Outra frente que o Fundo prevê são ações no âmbito social que envolve campanhas educativas, focadas em vigilância em saúde, proteção, prevenção, esclarecimentos sobre mudanças de leis trabalhistas e direitos individuais gerais.

“Serão realizadas campanhas de educação social. Essas ações são imprescindíveis para frear a propagação do vírus. A população precisa entender como evitar a transmissão no seu dia a dia. Essa informação ainda não está massificada. E uma vez colocadas em isolamento social, as pessoas vão precisar de muita informação de qualidade para as novas rotinas. São muitas regras sendo alteradas pelo governo, sobre as condições de trabalho, sobre as relações de consumo sobre os direitos individuais em geral. A população precisa ser abastecida de muita informação de qualidade, principalmente num momento em que as notícias falsas espalham-se como pólvora nas redes sociais”, comenta Samuel.

O Fundo terá duração enquanto estiver vigente o estado nacional de calamidade pública.

Para quem deseja fazer uma contribuição, as informações para depósito são:

Banco do Brasil
Agência: 3791-5
Conta corrente: 10250-4 FADEX PENSE PIAUI

FADEX - Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação CNPJ 07.501.328/0001-30.

fdc9a940-4048-45a4-af1e-5151b2ee2f7b.jpg