Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Escola de Aplicação > Parnaiba > Planejamento - Parnaíba
Início do conteúdo da página

Escola de Aplicação

Imprimir
Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 09h16

A Escola de Aplicação Ministro Reis Veloso funciona através de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Reis Velloso e a Prefeitura Municipal de Parnaíba, responsável pela lotação de professores e outros profissionais. Recebe estudantes dos Anos Iniciais – Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e funciona nos turnos da manhã (1º ao 5º ano) e tarde (1º e 2º ano).

Atualmente atende 160 alunos do município de Parnaíba, de diferentes bairros da cidade e oferece, além das aulas, atividades regulares na biblioteca e brinquedoteca e outras atividades desenvolvidas em parceria com os Cursos da UFPI/CMRV, a exemplo do Curso de Psicologia, que desenvolve ações regulares de estágio na Escola, Curso de Fisioterapia, Curso de Pedagogia, Curso de Medicina e Curso de Matemática.

Além dos psicólogos e fisioterapeutas em formação que acompanham os estudantes da Escola de Aplicação Ministro Reis Veloso, a Escola é contemplada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e por ações de extensão como o Projeto de Musicoterapia desenvolvido por professores e alunos do Curso de Medicina da UFPI/CMRV junto às crianças com necessidades educativas especiais.

A Escola de Aplicação conta com uma equipe constituída pela Diretora Professora Rosalina Rosália de Aragão Costa, cinco professoras titulares, quatro professores de horário pedagógico, seis auxiliares para atender as crianças com necessidades educativas especiais, uma secretária, quatro vigilantes, dois funcionários de serviços gerais, uma merendeira e uma zeladora.

A Escola possui uma estrutura composta por cinco salas de aula de Ensino Fundamental I, uma biblioteca, uma brinquedoteca, dois banheiros para as crianças, dois banheiros para funcionários e um banheiro na brinquedoteca, sala da diretoria, secretaria, sala de professores, uma sala de apoio, pátio, cozinha, dispensa e almoxarifado. Estão em construção uma sala destinada ao Serviço de Psicologia e uma sala de Robótica, onde em breve serão desenvolvidas ações de suporte pedagógico e psicológico aos estudantes da Escola, bem como atividades de robótica voltadas às crianças regularmente matriculadas.

A Escola de Aplicação Ministro Reis Veloso tem se constituído como referência na rede pública de Ensino Fundamental de Parnaíba e apresentado significativo crescimento nos resultados da Prova Brasil. Na última avaliação (2015), a Escola apresentou IDEB 5,6, superando a meta prevista e obtendo a melhor avaliação entre as escolas de Ensino Fundamental I do município de Parnaíba.

A Universidade Federal do Piauí tem investido em melhorias na infraestrutura da Escola, bem como no desenvolvimento de parcerias e estímulo à atuação dos Cursos de Graduação da UFPI/CMRV junto à Escola de Aplicação.

As ações hoje desenvolvidas pelos profissionais e estudantes que atuam na Escola de Aplicação se voltam aos alunos, visando a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, com consequente melhoria dos resultados avaliativos; aos pais e familiares, buscando estabelecer vínculo e parceria entre escola e família; bem como à comunidade em geral, especialmente com ações que promovam a Escola como espaço educativo e formativo implicado com a sociedade na qual está inserida.

Ações da Psicologia na Escola de Aplicação

Desde o primeiro semestre de 2015, a Escola de Aplicação Ministro Reis Veloso conta em sua equipe com psicólogos em formação que desenvolvem atividades vinculadas à disciplina de Estágio Profissional II em Saúde Coletiva, sob supervisão da Profa. Dra. Monalisa Pontes Xavier. Ao longo desse período, os estagiários do último ano do Curso de Psicologia e a professora supervisora do estágio desenvolvem ações de Educação em Saúde, promoção de saúde e cidadania e ações de apoio à melhoria das condições de ensino e aprendizagem das crianças na referida Escola.

WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.50.34 WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.50.48 

WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.51.42 WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.51.59

Junto aos alunos da Escola de Aplicação, são realizadas atividades regulares de promoção de autonomia e cidadania, assembleia de estudantes, territorialização e desenvolvimento de vínculos das crianças com o espaço escolar e com as pessoas que dele participam, ações de Educação em Saúde com crianças e familiares através de palestras informativas, rodas de conversa, ações de prevenção, informação sobre dispositivos da rede de saúde e assistência do município de Parnaíba, bem como incentivo à ludicidade como significativo recurso de trabalho com crianças no contexto escolar.

WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.52.29 WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.53.33 

WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.53.10 WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.57.08

Estagiários de Psicologia implantaram o recreio dirigido, momento em que oferecem atividades lúdicas destinadas a desenvolver habilidades em acordo com a idade e estágio de desenvolvimento das crianças, bem como seus interesses; atividades de leitura na biblioteca da Escola e visita a outras bibliotecas, como a do Campus Ministro Reis Veloso; atividades na brinquedoteca; apoio a crianças com necessidades educativas especiais; parceria com professores para atividades de campo que possibilitem articulação das discussões que atravessam a Escola com a vida prática, a exemplo de visitas ao Campus Ministro Reis Veloso, à biblioteca do referido Campus, Evento de Robótica, a pontos históricos do município de Parnaíba, bem como a atividades de lazer e cultura, como visitas a Centros Culturais e Teatro.

robotica WhatsApp Image 2017 10 23 at 13.06.25

A equipe oferece a crianças e familiares escuta psicológica e encaminhamento para outros dispositivos da rede de atenção melhor instrumentalizados para lidar com as demandas identificadas. Trabalham em parceria com professores e familiares a fim de minimizar e/ou sanar questões que atravessam o aprendizado das crianças na Escola, assim como incentiva o estreitamento de vínculos e a implicação da Escola com a comunidade da qual participa.

 WhatsApp Image 2017 10 23 at 12.54.07 WhatsApp Image 2017 10 23 at 13.04.00

O estágio mantém contato com outros projetos da Universidade Federal do Piauí que tragam contribuições para o desenvolvimento educacional, a promoção de saúde e cidadania dos alunos da Escola de Aplicação e seus familiares, convidando-os a desenvolverem ações na Escola, como o Teatro de Verminoses – Projeto de Extensão coordenado pela Profa Dra Karina Rodrigues, do Curso de Medicina – e o Projeto de Robótica, idealizado pelo Prof. Dr Gildário Dias, do Curso de Matemática.

Outras parcerias com dispositivos da rede municipal de atenção à saúde e de desenvolvimento social e cidadania são estabelecidas, especialmente na realização de campanhas como Combate à Exploração Sexual Infantil, campanhas de Prevenção ao Suicídio, Educação sobre drogas e outras campanhas temáticas como Outubro Rosa, Novembro Azul, etc.

A equipe de estágio em Psicologia e Saúde Coletiva promove também rodas de conversas com mães e familiares, a fim de promover a implicação da família com a educação escolar das crianças e a construção conjunta de estratégias de melhor inserção comunitária, bem como de oferta de espaço de escuta das demandas familiares, acolhimento e possíveis encaminhamentos das demandas. Promove ainda espaço de interação e diálogo entre pais, mães e familiares e entre eles e a Escola, aproximando a família do cotidiano escolar e do processo de escolarização de suas crianças.

A proposta de trabalho parte de um incentivo ao estreitamento de laços entre Campus Ministro Reis Veloso e a Escola de Aplicação e do compromisso com o crescimento e fortalecimento da Escola, de modo a apoiar o desenvolvimento escolar e social das crianças que potencialmente constituem os futuros alunos da UFPI/CMRV. 

Endereço: Rua Coronel Antônio Souza. Bairro Reis Veloso.
Telefone: 3322-5381
E-mail: escoladeaplicaçã

 

 

Fim do conteúdo da página