Biblioteca Comunitária anuncia novas modalidades de pagamento de multas: PIX e cartão de crédito estão entre as opções
Os usuários da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) já podem realizar o pagamento das multas por PIX, cartão de crédito/débito ou boleto GRU. A novidade tem por objetivo acompanhar as mudanças vivenciadas pela sociedade, proporcionando à comunidade acadêmica da UFPI uma experiência mais prática, segura e alinhada às novas soluções tecnológicas disponíveis na atualidade. As novas formas de pagamento de multa passam a funcionar a partir do dia 23 de janeiro e prometem oferecer maior comodidade, agilidade e flexibilidade aos estudantes, representando um importante avanço na oferta dos serviços da biblioteca. A implementação das novas formas de pagamento de multas revela o compromisso da instituição com a melhoria contínua dos serviços por ela oferecidos, adotando estratégias inovadoras para atender eficientemente as necessidades da comunidade acadêmica. Inicialmente, a iniciativa funcionará apenas na Biblioteca Comunitária e posteriormente será expandida para todo o sistema de bibliotecas da UFPI. As novas ferramentas de pagamento de multa estão integradas ao sistema do PagTesouro, que poderão ser acessadas via SIGAA. Acesse o tutorial para pagamento via PagTesouro e saiba mais sobre o pagamento de multas aqui.
Sistema Integrado de Bibliotecas adquire nova plataforma de normas técnicas
A Universidade Federal do Piauí, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas, acaba de adquirir a plataforma Target GEDWeb, entregando à comunidade acadêmica mais uma poderosa ferramenta de pesquisa com o objetivo de facilitar o acesso à informação técnica-tecnológica. O Target GEDWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios que proporciona acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções), a nível nacional e internacional. O sistema rastreia e atualiza, diária e automaticamente, centenas de milhares de regulamentações técnicas incluindo normas da ABNT, normas internacionais e estrangeiras, projetos de norma brasileira em consulta nacional, regulamentos técnicos/portarias do INMETRO, normas regulamentadoras do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), resoluções ANEEL, procedimentos ANVISA e muito mais. A plataforma ainda conta com um inovador serviço de inteligência artificial para perguntas e repostas sobre o conteúdo das normas, proporcionando maior interação na leitura dos documentos. O Target GEDWeb permite a pesquisa, visualização completa, impressão e leitura offline das normas do seu acervo técnico, além de possibilitar a solicitação direta de documentos que ainda não estejam contemplados na coleção de normas da instituição. O sistema ainda oferece cursos técnicos online, normas comentadas e artigos técnicos. Para acessar a plataforma é necessário possuir e-mail institucional, de domínio ufpi.edu.br e realizar o cadastro através do endereço www.gedweb.com.br/ufpi. Aqueles que ainda não possuem e-mail institucional devem solicitar clicando no link abaixo. https://sinapse.ufpi.br/saps/view/public/servico.jsf?p=1%3F&id=70 Tutorial para criação do e-mail institucional - https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/STI/arquivos/Manuais/Manual_como_vincular_e-mail.pdf Para maiores informações, dúvidas e esclarecimentos entre em contato através do endereço abaixo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Biblioteca Comunitária promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024
Inicia nesta segunda-feira, dia 21 de outubro, mais uma edição da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), elaborada pela Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB), em parceria com diferentes setores da Universidade Federal do Piauí. A SNLB foi instituída pelo Decreto nº 84.631/1980 e visa incentivar a leitura e atividades vinculadas ao livro e à biblioteca, bem como outras formas de manifestações artísticas e culturais e é um evento tradicional no calendário da BCCB. Com a temática “Literatura, Música, Arte”, a SNLB 2024 ocorrerá entre os dias 21 a 25 de outubro, nos espaços da BCCB e conta com uma vasta programação, que inclui diferentes atividades, como jogos, bate-papo com o autor, exposições, apresentações musicais e troca de livros. A oficina de colagem analógica, realizada em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), tem como público-alvo os estudantes com deficiência, bolsistas BINCS/BINCS-ES e mães do Projeto Flor de Mandacaru. Para participar, é necessário realizar inscrição, cliando aqui. Todas as demais atividades são abertas a todos os públicos e acontecem de forma gratuita nos espaços da biblioteca. O evento ainda tem o apoio da Prefeitura Universitária; Curso de Arquitetura da UFPI; Curso de Música da UFPI; Conselho de Arquitetura do Piauí; Pró-Reitoria de Administração; Setor de Manutenção da UFPI; Divisão de Patrimônio e Superintendência de Comunicação. Confira abaixo a programação completa e participe! Programação Completa
Biblioteca Comunitária promove acolhida aos novos alunos com apresentação musical2
Para receber os alunos ingressantes no período 2024.2, a Biblioteca Comunitária Jorn. Carlos Castello Branco apresenta a Camerata de Violões da UFPI. A Camerata de Violões da UFPI é um grupo instrumental composto por alunos da graduação em música da instituição e por violonistas do município. O grupo se dedica à performance de peças originais para grupo de violões e outras obras adaptadas para esse formato, tendo a música brasileira como foco principal, mas com incursões por outras tradições musicais. Por meio de seu repertório, o grupo procura valorizar o que é próprio da nossa cultura miscigenada, retratando a rica matriz brasileira com suas amplas possibilidades harmônicas, melódicas, tímbricas e percussivas oferecidas pelo violão. O evento acontece no hall interno da biblioteca, no dia 18/09, às 16h. Para a diretora da biblioteca, Vanessa Andrade de Carvalho, a proposta foi inovar ao trazer a Camerata de Violões da UFPI para recepcionar os alunos no início do semestre. “A música traz leveza à alma, ajuda na concentração, integra as pessoas e, considerando que a Biblioteca Comunitária é um espaço que acolhe tanto a comunidade interna quanto a externa à UFPI, essa é uma oportunidade de divulgar o que produzimos e oferecemos em termos de arte e cultura”, comentou.